Síndrome CREST
Os sintomas presentes na síndrome CREST estão associados à forma generalizada da esclerose sistêmica (esclerodermia). CREST é uma sigla relacionada às características clínicas vistas em um paciente com a doença. O "C" significa calcinose, quando se formam depósitos de cálcio debaixo da pele dos dedos ou de outras áreas do corpo. O "R" representa o fenômeno de Raynaud, um espasmo dos vasos sanguíneos dos dedos das mãos ou dos pés, como resposta ao frio ou à tensão. O "E" se refere à disfagia esofágica, que pode causar dificuldade de deglutição. O "S" representa esclerodactilia (sclerodactyly, em inglês), o endurecimento da pele que faz com que os dedos se dobrem. Finalmente, a letra "T" de telangiectasia, que são vasos dilatados na pele dos dedos, no rosto ou dentro da boca.
De modo geral, somente dois dos cinco sintomas da síndrome CREST são necessários para o diagnóstico da doença.
Data da revisão:
2/21/2013
Revisão feita por: Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc., Editorial Team: David Zieve, MD, MHA, Bethanne Black, Stephanie Slon, and Nissi Wang.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados