Biópsia de linfonodo sentinela
A biópsia de linfonodo sentinela é uma técnica que ajuda a determinar se um câncer disseminou-se (em metástase) ou está alojado em um local. Quando um câncer é detectado, frequentemente a próxima etapa é encontrar o linfonodo mais próximo do local do tumor e retirá-lo para análise. O conceito de linfonodo "sentinela", ou o primeiro nódulo que drena a área do câncer, permite um estadiamento mais preciso do câncer e deixa os nódulos não afetados atrás para continuar com o importante trabalho de drenar os fluidos. O procedimento envolve a injeção de contraste (às vezes, levemente radioativos) para detectar o linfonodo que está mais próximo do local do câncer. A biópsia de linfonodo sentinela é usada para estadiar diferentes tipos de câncer, incluindo de pulmão e pele (melanoma).
Data da revisão:
10/21/2017
Revisão feita por: Todd Gersten, MD, Hematology/Oncology, Florida Cancer Specialists & Research Institute, Wellington, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados