Todo o conteúdo a seguir foi obtido na sua totalidade do CDC COVID-19 Vaccine Information Statement (VIS): www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/covid-19.html.
Por que devemos nos vacinar?
A vacina contra COVID-19 pode evitar a doença por COVID-19. A vacinação pode ajudar a reduzir a gravidade da doença por COVID-19, caso você adoeça.
A COVID-19 é causada por um coronavírus denominado SARS-CoV-2 que se propaga facilmente de uma pessoa para outra. A COVID-19 pode causar uma doença leve a moderada com duração de apenas alguns dias, ou uma doença grave que requer hospitalização, cuidados intensivos ou ventilação mecânica para ajudar na respiração. A COVID-19 pode ser fatal.
Se uma pessoa infectada apresentar sintomas, eles poderão surgir 2 a 14 dias após a exposição ao vírus. Qualquer pessoa pode apresentar sintomas leves a graves.
Adultos mais velhos e pessoas com certas condições médicas subjacentes (como doença do coração ou dos pulmões ou diabetes) têm uma maior probabilidade de ficar muito doentes em virtude da COVID-19.
Vacina contra COVID-19
A vacina atualizada contra COVID-19 (Fórmula de 2023-2024) é recomendada para todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais.
As vacinas contra COVID-19 para bebês e crianças de 6 meses a 11 anos são disponibilizadas mediante Autorização de Uso Emergencial da U.S. Drug and Food Administration (FDA). Consulte as Fichas Informativas para Destinatários e Cuidadores para obter mais informações.
Para pessoas com 12 anos ou mais, vacinas contra COVID-19 atualizadas, fabricadas pela ModernaTX, Inc. ou pela Pfizer, Inc., são aprovadas pela FDA.
Algumas pessoas com 12 anos ou mais podem, opcionalmente, tomar uma vacina contra COVID-19 diferente, denominada vacina Novavax contra COVID-19 com adjuvante (Fórmula de 2023-2024). Essa vacina está disponível mediante Autorização de Uso Emergencial da U.S. Drug and Food Administration (FDA). Consulte as Fichas Informativas para Destinatários e Cuidadores para obter mais informações.
Fale com o profissional de saúde
Fale com o profissional de saúde se o(a) destinatário(a) da vacina:
Em alguns casos, o profissional de saúde poderá decidir por adiar a vacinação contra COVID-19 até uma consulta futura.
Pessoas com doenças de pouca gravidade, como resfriados, podem ser vacinadas. Pessoas com doença moderada ou grave geralmente devem aguardar até estarem recuperadas. Pessoas com infecção por COVID-19 devem esperar para tomar a vacina depois de se recuperarem da doença e terem saído do isolamento.
Mulheres grávidas com COVID-19 apresentam risco elevado de doença grave. A vacina contra COVID-19 é recomendada para mulheres que estejam grávidas, amamentando ou que pretendam ou possam ficar grávidas agora ou no futuro.
A vacina contra COVID-19 pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas.
Risco de reação à vacina
Dor, inchaço ou vermelhidão no local da vacina, febre, cansaço (fadiga), dor de cabeça, calafrios, dor muscular, dor nas articulações, náuseas, vômitos e linfonodos inchados podem ocorrer após a vacinação contra COVID-19.
Miocardite (inflamação do músculo do coração) ou pericardite (inflamação do revestimento externo do coração) raramente ocorrem após a vacinação contra COVID-19. Observa-se que o risco é mais comum em pessoas do sexo masculino de 12 a 39 anos. A chance de ocorrência é baixa.
Algumas pessoas desmaiam depois de procedimentos médicos, incluindo a vacinação. Avise o profissional de saúde se você apresentar tontura, alterações na visão ou som de campainha nos ouvidos.
Como no caso de qualquer medicamento, existe uma probabilidade muito remota de ocorrer uma reação alérgica ou outra lesão grave ou até mesmo morte, em decorrência da vacina.
E se houver um problema grave?
Pode ocorrer uma reação alérgica depois que a pessoa vacinada deixar a clínica. Se você observar sinais de reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade de respirar, batimentos cardíacos rápidos, tontura ou fraqueza), ligue para 9-1-1 (no Brasil, 192) e leve a pessoa para o hospital mais próximo.
Procure atendimento médico imediato se a pessoa apresentar dor no peito, falta de ar ou sensação de palpitações no coração depois de ser vacinada contra COVID-19. Eles podem ser sintomas de miocardite ou pericardite.
Com relação a outros sinais que preocupem você, fale com o médico.
As reações adversas podem ser informadas ao Sistema de Informação de Eventos Adversos por Vacinas (VAERS, do original Vaccine Adverse Event Reporting System). O profissional de saúde geralmente envia essas informações ou você mesmo pode fazê-lo. Acesse o site do VAERS www.vaers.hhs.gov ou ligue para 1-800-822-7967. O VAERS tem a única finalidade de receber informações sobre reações. Sua equipe não oferece aconselhamento médico.
Programa de Reembolso de Gastos por Lesões Médicas
O Programa de Reembolso de Gastos por Lesões Médicas (CICP, do original Countermeasures Injury Compensation Program) é um programa federal que pode ajudar a pagar os custos do atendimento médico e outras despesas específicas de determinadas pessoas que tiveram reações adversas graves causadas por determinados medicamentos ou vacinas, incluindo esta vacina. Em geral, a reivindicação pode ser feita ao CICP até um (1) ano após a data da vacinação.
Para saber mais sobre o programa, acesse o site www.hrsa.gov/cicp ou ligue para 1-855-266-2427.
Como posso saber mais?
Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC):
Centers for Disease Control and Prevention website. Vaccine information statements (VISs): COVID-19 Vaccine: What You Need to Know. www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/covid-19.html. Updated October 19, 2023. Accessed October 19, 2023.