Varíola de macaco (mpox) é uma infecção viral na qual a pessoa desenvolve febre, fadiga, dores musculares e uma erupção cutânea que pode afetar todo o corpo. A maioria dos casos se resolve em 2 a 4 semanas.
Essa doença rara foi regularmente encontrada principalmente em países da África Central e Ocidental. Desde janeiro de 2023, está ocorrendo um surto contínuo na República Democrática do Congo (RDC). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente classificou esse surto como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Esse é o nível mais elevado de alerta global da OMS, reconhecendo a ameaça potencial aos países do mundo inteiro.
Neste momento, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças avaliam o risco de infecção à população geral nos Estados Unidos como muito baixo.
Poxvírus; Ortopoxvírus
A mpox foi detectada pela primeira vez na Dinamarca em 1958, em uma colônia de macacos usados para pesquisa. Foi assim que passou a ser chamada de “varíola de macaco”. O nome foi mudado para mpox para reduzir o estigma associado ao nome anterior. O primeiro caso humano ocorreu em 1970 na RDC.
Em 2022, a mpox se disseminou para países em que ela normalmente não ocorre. Isso incluiu países da Europa, América do Norte e do Sul, Oriente Médio e Austrália.
A mpox é causada pelo Ortopoxvírus. Ele é semelhante ao vírus que causa a varíola. Existem dois tipos de vírus da mpox, clado I e clado II.
Ambos os tipos de vírus mpox são transmitidos na mesma maneira. O vírus pode ser transmitido quando uma pessoa tem contato próximo com um animal ou humano infectado ou um material contaminado com o vírus.
A mpox pode ser transmitida de um animal para uma pessoa quando ela:
Pessoas com mpox podem propagar o vírus para animais de estimação e gado.
A mpox pode ser transmitida entre as pessoas por meio de contato próximo, como:
A mpox pode ser transmitida entre as pessoas por meio de contato íntimo, como:
Uma pessoa grávida pode transmitir o vírus para o feto através da placenta.
Os sintomas geralmente aparecem em 1 a 3 semanas após a exposição ao vírus.
Uma erupção cutânea pode ser encontrada nos genitais ou perto deles e aparecer em todas as partes do corpo. A erupção cutânea começa como manchas achatadas, que se tornam protuberantes e se enchem de líquido e, em seguida, de pus. As protuberâncias podem ser doloridas. Logo elas formam cascas e crostas pruriginosas que caem e cicatrizam.
Os sintomas semelhantes aos da gripe incluem:
Você pode apresentar todos ou apenas alguns dos sintomas.
Algumas pessoas podem disseminar o vírus entre 1 e 4 dias antes de apresentarem quaisquer sintomas.
Doença de mpox dura cerca de 2 a 4 semanas. Você não será mais contagioso somente depois de:
O profissional de saúde pode diagnosticar a mpox observando a erupção cutânea e fazendo perguntas sobre seu histórico médico.
Ele pode coletar amostras das lesões da pele e enviá-las para teste. Um teste de PCR (reação em cadeia da polimerase) pode confirmar o diagnóstico.
Atualmente, não há tratamento específico para o vírus da mpox. Na maioria das pessoas, os sintomas geralmente desaparecem sozinhos em 2 a 4 semanas.
Certas pessoas podem estar em risco de doença mais grave e podem precisar ser hospitalizadas e receber cuidados de suporte:
Os antivirais usados para a varíola podem ser úteis no tratamento da mpox em pessoas com probabilidade mais alta de doença grave.
Os cuidados domiciliares para a mpox podem ajudar a prevenir a propagação e aumentar seu conforto.
Na maioria das pessoas, os sintomas desaparecem em 2 a 4 semanas. Raramente, os casos graves podem levar à morte.
Entre em contato com seu profissional de saúde se você:
Se você tiver mpox, entre em contato com seu profissional de saúde se:
Os Centers for Disease Control and Prevention dos EUA recomendam a vacinação para pessoas em risco de mpox:
Se você tiver mpox, lembre-se de que pode propagar o vírus até que as lesões da pele se curem completamente e todos os sintomas desapareçam. Para ajudar a evitar a infecção de outras pessoas:
O CDC dos EUA tem mais informações sobre como desinfetar sua casa para proteger outras pessoas.
Para obter mais informações sobre o surto atual:
Center for Disease Control and Prevention website. Mpox: Clade 1 Mpox outbreak originating in Central Africa. www.cdc.gov/mpox/outbreaks/2023/. Updated September 13, 2024. Accessed September 26, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Mpox: clinical features of Mpox. www.cdc.gov/mpox/hcp/clinical-signs/. Updated September 12, 2024. Accessed September 26, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Mpox: clinical treatment of Mpox. www.cdc.gov/mpox/hcp/clinical-care/. Updated September 12, 2024. Accessed September 26, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Mpox: how Mpox spreads. www.cdc.gov/mpox/causes/. Updated August 5, 2024. Accessed September 26, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Preventing Mpox. www.cdc.gov/mpox/prevention/. Updated September 12, 2024. Accessed September 26, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Mpox: signs and symptoms of Mpox. www.cdc.gov/mpox/signs-symptoms/index.html. Updated September 12, 2024. Accessed September 26, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Mpox: vaccination. www.cdc.gov/mpox/vaccines/index.html. Updated September 12, 2024. Accessed September 26, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Mpox: what to do if you are sick. www.cdc.gov/mpox/caring/. Updated August 26, 2024. Accessed September 26, 2024.