A COVID-19 é uma doença respiratória altamente infecciosa, causada por um vírus denominado SARS-CoV=2.
Os sintomas da COVID-19 podem variar de leves a graves. Os sintomas podem incluir:
Essa não é uma lista completa dos possíveis sintomas. Os sintomas podem mudar com novas variantes do vírus
Algumas pessoas podem não ter qualquer sintoma. Muitas pessoas podem ter alguns, mas não todos os sintomas. Os sintomas também podem variar, dependendo se você tiver sido vacinado contra COVID-19.
Os sintomas podem se desenvolver no período de dois a 14 dias após você ter sido exposto ao vírus. Frequentemente, os sintomas aparecem cerca de cinco dias após a exposição. No entanto, você pode disseminar o vírus mesmo quando não apresentar sintomas.
Os sintomas mais graves que requerem buscar ajuda médica imediata incluem:
Os idosos e as pessoas que apresentam certas condições de saúde estão em risco mais alto de desenvolver a doença grave e óbito. As condições de saúde que aumentam esse risco incluem câncer, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), diabetes, doença cardíaca e acidente vascular cerebral, sistema imunológico fraco (imunocomprometido) e muitas outras.
Novo coronavírus 2019 – sintomas; 2019 novo coronavírus – sintomas; SARS-Co-V2 – sintomas
Alguns sintomas da COVID-19 são semelhantes aos do resfriado comum e da gripe; então, pode ser difícil saber com certeza se você apresenta o vírus SARS-CoV=2. Porém, a COVID-19 não é um resfriado e não é uma gripe.
A única maneira de saber se você apresenta COVID-19 é fazer o teste. Se você quiser fazer o teste, deverá entrar em contato com seu profissional de saúde ou usar um teste para o diagnóstico em casa.
A maioria das pessoas com a doença apresenta sintomas leves a moderados e se recupera totalmente. Independentemente de você fazer o teste ou não, se apresentar sintomas da COVID-19, deverá evitar o contato com outras pessoas para não disseminar a doença.
A COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 (coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave). Os coronavírus são uma família de vírus que podem afetar pessoas e animais. Eles podem causar doenças respiratórias leves a graves.
A COVID-19 se dissemina para pessoas próximas (cerca de 2 metros). Quando alguém que apresenta a doença tosse ou espirra, gotículas se espalham no ar. Você poderá contrair a doença se inspirar ou tocar nessas partículas e, em seguida, tocar no rosto, nariz, boca, ou olhos.
Se você apresenta ou acha que apresenta COVID-19, fique em casa e evite o contato com outras pessoas, dentro e fora de sua casa, para evitar disseminar a doença. Você deve fazer isso de imediato e não aguardar o teste de COVID-19.
Para ajudar a tratar os sintomas de COVID-19, as dicas a seguir podem ajudar.
Você deverá entrar em contato com seu profissional de saúde imediatamente:
Ligue para o 192 ou o número de emergência local se você apresentar:
Seu profissional de saúde perguntará sobre seus sintomas, qualquer viagem recente e qualquer possível exposição à COVID-19. Ele pode coletar amostras com um cotonete na parte posterior de seu nariz e garganta.
Se seus sintomas não indicarem uma emergência médica, você poderá se recuperar em casa.
No caso de apresentar sintomas mais graves, você talvez precise ir a um hospital para obter atendimento.
Centers for Disease Control and Prevention website. Testing for COVID-19. www.cdc.gov/covid/testing/. Updated June 25, 2024. Accessed August 14, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Types of COVID-19 treatment. www.cdc.gov/covid/treatment/. Updated July 12, 2024. Accessed July 24, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory virus guidance. www.cdc.gov/respiratory-viruses/guidance/.html. Updated March 1, 2024. Accessed March 5, 2024.
Centers for Disease Control and Prevention website. Symptoms of COVID-19. www.cdc.gov/covid/signs-symptoms/index.html. Updated June 25, 2024. Accessed July 24, 2024.