A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença respiratória que causa febre, tosse e falta de ar, além de muitos outros sintomas. A COVID-19 é causada por um vírus altamente infeccioso. A maioria das pessoas contrai doença leve a moderada. Os idosos e pessoas com certas condições de saúde estão em alto risco de doença grave e óbito. Mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos foram a óbito devido à COVID-19.
Coronavírus – 2019; Coronavírus – novo 2019; Novo coronavírus 2019; SARS-CoV-2
A COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 (coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave). Os coronavírus são uma família de vírus que podem afetar pessoas e animais. Eles podem causar doenças respiratórias leves a moderadas, como o resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar uma doença grave que pode levar à pneumonia e até mesmo à morte.
A COVID-19 é transmitida com mais rapidez para pessoas com contato próximo (cerca de 2 metros). Quando alguém que tem a doença tosse, espirra, canta, fala ou respira, gotículas e partículas muito pequenas se espalham no ar. Você poderá contrair a doença se inspirar essas gotículas ou partículas ou se elas caírem nos olhos, no nariz ou na boca.
Em alguns casos, a COVID-19 pode ser transmitida pelo ar e infectar pessoas que estão a mais de 1,8 m de distância. Pequenas gotículas e partículas podem permanecer no ar por minutos a horas. Isso é chamado de transmissão pelo ar (ou aerossol) e ocorre especialmente em espaços fechados com pouca ventilação. No entanto, é muito mais comum que a transmissão da COVID-19 ocorra pelo contato próximo.
Com menos frequência, a doença poderá ser transmitida se você tocar em uma superfície com o vírus e, em seguida, tocar seus olhos, nariz, boca ou rosto. Porém, essa é uma forma muito menos comum de disseminação do vírus.
A COVID-19 pode ser transmitida por contato pessoal rapidamente. Conforme o vírus se espalha, ele pode sofrer alterações, fazendo com que ocorram novas variantes do virus. Diferentes variantes podem se espalhar mais rapidamente ou ser mais resistentes aos tratamentos ou às vacinas. Tomar medidas para desacelerar a disseminação do vírus, como tomar uma vacina contra a COVID-19, pode ajudar a desacelerar o desenvolvimento de novas variantes.
Embora a Emergência de Saúde Pública Federal COVID-19 dos Estados Unidos tenha terminado, a COVID-19 ainda é um problema de saúde, especialmente para pessoas com alto risco de doenças graves.
Os sintomas da COVID-19 variam de leves a graves. Os idosos e as pessoas que apresentam certas condições de saúde estão em risco mais alto de desenvolver a doença grave e óbito. As doenças de saúde que aumentam esse risco incluem:
Os sintomas da COVID-19 podem incluir:
Essa não é uma lista completa dos possíveis sintomas. Os sintomas podem mudar com novas variantes do vírus.
Algumas pessoas talvez não apresentem qualquer sintoma. Muitas pessoas apresentam alguns, mas não todos esses sintomas. Os sintomas também podem variar, dependendo se você tiver tomado alguma vacina contra COVID-19.
Os sintomas podem aparecer no período de dois a 14 dias após a exposição. Frequentemente, os sintomas aparecem cerca de cinco dias após a exposição. No entanto, você pode disseminar o vírus mesmo quando não apresentar sintomas.
Os sintomas mais graves que requerem a busca de ajuda médica imediata incluem:
Se você apresentar sintomas de COVID-19, poderá realizar um autoteste. Seu profissional de saúde também poderá decidir fazer um teste para a doença.
Se você fizer o teste de COVID-19, serão coletados esfregaços da parte posterior do nariz, da parte frontal do nariz ou da garganta para o teste de SARS-CoV-2.
Se você estiver se recuperando em casa, serão fornecidos cuidados de suporte para ajudar a aliviar os sintomas. Pessoas com doença grave serão tratadas no hospital.
Os tipos de medicamentos administrados podem variar, dependendo do grau da sua doença, dos seus fatores de risco para problemas graves decorrentes da doença, da sua idade e, possivelmente, de qual variante do vírus está causando a infecção.
Se você apresentar resultado positivo para COVID-19, seu profissional de saúde poderá recomendar medicamentos antivirais.
Se forem administrados logo depois do início da infecção (5 a 7 dias, dependendo do medicamento), esses medicamentos ajudarão seu sistema imunológico a combater o vírus. Eles são administrados a adultos e crianças com doença leve a moderada, que não estão hospitalizadas. Esses medicamentos incluem:
Se você estiver recebendo atendimento no hospital com oxigenoterapia, o tratamento para COVID-19 poderá incluir os seguintes medicamentos:
Com base nas evidências disponíveis, as diretrizes de tratamento atuais dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA não recomendam o uso de alguns medicamentos para COVID-19, incluindo cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina. Não tome outros medicamentos para tratar a COVID-19 exceto os prescritos pelo seu profissional de saúde. Consulte seu profissional de saúde antes de tratar a si mesmo ou uma pessoa próxima com vitaminas, nutrientes ou qualquer medicamento prescrito no passado para outros problemas de saúde. Uma vez que alguns medicamentos para COVID-19 têm interações com outros medicamentos ou suplementos que você pode estar tomando, sempre consulte seu profissional de saúde antes de tomá-los.
As complicações podem incluir:
Você deverá entrar em contato com seu profissional de saúde:
Ligue para o 911 ou o número de emergência local se você apresentar:
Você pode seguir estas etapas para proteger a si mesmo e outras pessoas da COVID-19:
Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19: types of COVID-19 treatment. www.cdc.gov/covid/treatment/. Updated May 8, 2025. Accessed June 5, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. COVID-19: long COVID basics. www.cdc.gov/long-covid/about/index.html. Updated July 24, 2025. Accessed December 1, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. Respiratory illnesses: preventing respiratory illnesses. www.cdc.gov/respiratory-viruses/prevention/index.html. Updated August 18, 2025. Accessed December 1, 2025.
Centers for Disease Control and Prevention website. Staying up to date with COVID-19 vaccines. www.cdc.gov/covid/vaccines/stay-up-to-date.html. Updated November 19, 2025. Accessed December 1, 2025.
Del Rio C, Gandhi M, Cohen MS. COVID-19: epidemiology, clinical manifestations, diagnosis, and community prevention. In: Goldman L, Cooney KA, eds. Goldman-Cecil Medicine. 27th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2024:chap 336.