Apraxia
Definição
Apraxia é um transtorno do cérebro e sistema nervoso, onde o indivíduo é incapaz de realizar tarefas ou movimentos quando solicitado, mesmo que:
- A solicitação ou comando seja compreendido
- Ele deseje realizar a tarefa
- Os músculos necessários para realizar a tarefa funcionem adequadamente
- A tarefa já tenha sido aprendida
Nomes alternativos
Apraxia verbal; Dispraxia; Distúrbio da fala - apraxia; Apraxia infantil da fala; Apraxia da fala; Apraxia adquirida
Causas
A apraxia é causada pelo dano ao cérebro. Quando a condição se desenvolve em um indivíduo que era capaz de realizar tarefas ou habilidades, ela é chamada de apraxia adquirida.
As causas mais comuns da apraxia adquirida são:
- Tumor cerebral
- Condição que provoca a piora gradual do cérebro e sistema nervoso (doença degenerativa)
- Demência
- Derrame
- Lesão cerebral traumática
A apraxia também pode ser observada no nascimento. Os sintomas aparecem à medida que a criança cresce e se desenvolve. A causa é desconhecida.
A apraxia da fala pode estar presente em conjunto com outro distúrbio da fala chamado afasia. Dependendo da causa da apraxia, diversos outros problemas cerebrais ou do sistema nervoso podem estar presentes.
Sintomas
Um indivíduo com apraxia é incapaz de coordenar os movimentos musculares corretamente. Por vezes, uma palavra ou ação completamente diferente é usada além daquela que o indivíduo pretendia falar ou fazer. A pessoa pode estar ciente do erro.
Os sintomas da apraxia da fala incluem:
- Os sons e palavras podem sair distorcidos, ser repetidos ou omitidos. É difícil coordenar as palavras na ordem correta.
- Esforço para falar a palavra certa.
- Palavras mais longas são mais difíceis de serem ditas, seja de forma total ou ocasionalmente.
- Frases curtas rotineiras (como "Como vai?") ainda podem ser utilizadas sem problemas.
- A pessoa pode escrever melhor do que falar.
Outras formas de apraxia incluem:
- Apraxia bucofacial ou orofacial: Não consegue realizar movimentos da face quando solicitado, como lamber os lábios, mostrar a língua ou assoviar.
- Apraxia ideacional: Não consegue realizar tarefas complexas aprendidas na ordem correta, como colocar as meias antes dos sapatos.
- Apraxia ideomotora: Não consegue realizar voluntariamente uma tarefa aprendida quando recebe os objetos necessários. Por exemplo, se receber uma chave de fenda, a pessoa pode tentar escrever com ela como se fosse uma caneta.
- Apraxia membro-cinética: Essa condição envolve dificuldade em realizar movimentos precisos com um braço ou uma perna. Torna-se impossível abotoar uma camisa ou amarrar um sapato.
Sinais e testes
Os seguintes exames podem ser realizados se a causa do transtorno for desconhecida:
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro podem ajudar a mostrar um tumor, derrame ou outra lesão
- Um eletroencefalograma (EEG) pode ser usado para descartar epilepsia como a causa da apraxia.
- Uma punção lombar pode ser feita para verificar se há inflamação ou infecção afetando o cérebro.
Testes padronizados de linguagem e intelectuais devem ser feitos se houver suspeita de apraxia da fala. Também podem ser necessários testes para outras dificuldades de aprendizagem.
Tratamento
Pessoas com apraxia podem se beneficiar do tratamento por uma equipe de saúde multidisciplinar, além do apoio de membros da família.
Terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos podem ajudar tanto o paciente como seus cuidadores a aprenderem maneiras de lidar com a apraxia.
O foco do tratamento poderá incluir:
- Repetição de sons a fim de ensinar movimentos da boca
- Aprender a desacelerar a fala da pessoa
- Técnicas diferentes para ajudar na comunicação
É importante reconhecer e tratar a depressão em pessoas com apraxia.
Para facilitar a comunicação, familiares e amigos devem:
- Evitar dar instruções complexas.
- Usar frases simples para evitar mal entendidos.
- Falar em um tom de voz normal. A apraxia da fala não é um problema de audição.
- Não presumir que a pessoa entendeu.
- Fornecer auxílios à comunicação, se possível, dependendo da pessoa ou da sua condição.
Outras dicas incluem:
- Manter um ambiente relaxado e calmo.
- Passar um tempo mostrando à pessoa com apraxia como fazer uma tarefa e dar tempo suficiente para que ela a faça. Não pedir à pessoa que repita a tarefa se ela estiver claramente se esforçando para fazê-la, de forma a não aumentar sua frustração.
- Sugerir maneiras alternativas de fazer a mesma coisa; por exemplo, comprar sapatos sem cadarço.
Em casos de depressão ou frustração grave, procure ajuda de um profissional em saúde mental.
Expectativas (prognóstico)
Muitas pessoas com apraxia não são mais capazes de ser independentes e podem ter problemas para realizar tarefas diárias. Pergunte ao seu médico quais atividades são seguras. Evite atividades que possam causar lesão e tome as medidas de segurança apropriadas.
Complicações
Complicações podem incluir:
- Problemas de aprendizado
- Baixa autoestima
- Problemas sociais
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com seu médico se alguém tiver dificuldade para realizar as tarefas diárias ou apresentar outros sintomas de apraxia após um derrame ou lesão cerebral.
Prevenção
Reduzir seu risco de derrame e lesão cerebral pode ajudar a prevenir condições que levam à apraxia.
Referências
Halpern H, Goldfarb RM, eds. Language and Motor Speech Disorders in Adults. 3rd ed. Burlington, MA: Jones and Bartlett Learning. 2013.
Kirshner HS. Dysarthria and apraxia of speech. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 14.
Data da revisão:
4/30/2018
Revisão feita por: Amit M. Shelat, DO, FACP, Attending Neurologist and Assistant Professor of Clinical Neurology, SUNY Stony Brook, School of Medicine, Stony Brook, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados