O odor da urina se refere ao cheiro da urina. O odor da urina varia. Entretanto, se você beber líquidos o suficiente e estiver saudável em outros aspectos, a urina normalmente não terá um cheiro muito forte.
Alterações no odor da urina são normalmente temporárias. Tais alterações nem sempre são sinais de doença. Determinados alimentos e medicamentos, incluindo vitaminas, podem afetar o odor de sua urina. Por exemplo, o aspargo provoca um odor característico na urina devido ao seu teor de asparagina, um aminoácido.
Entretanto, urina com odor fétido pode ocorrer devido a bactérias, como aquelas responsáveis por infecções no trato urinário. Urina com odor adocicado pode ser um sinal de diabetes descontrolada ou uma doença rara de metabolismo. Doença do fígado e determinados distúrbios metabólicos podem causar urina com cheiro de bolor.
Alterações no odor da urina são normalmente temporárias e não são um sinal de doença. Determinados alimentos e medicamentos, incluindo vitaminas, podem afetar o odor da urina. Por exemplo, o aspargo provoca um odor característico na urina.
Entretanto, urina com odor fétido pode ocorrer devido a bactérias. Urina com odor adocicado pode ser um sinal de diabetes descontrolada ou uma doença rara de metabolismo. Doença do fígado e determinados distúrbios metabólicos podem causar urina com cheiro de bolor.
O odor anormal da urina pode indicar:
Entre em contato com seu médico se tiver odor anormal da urina associado a sinais de uma infecção no trato urinário, incluindo:
Os seguintes exames podem ser realizados:
Landry DW, Bazari H. Approach to the patient with renal disease. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 114.
Riley RS, McPherson RA. Basic examination of urine. In: McPherson RA, Pincus MR, eds. Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 23rd ed. St Louis, MO: Elsevier; 2017:chap 28.