Síndrome metabólica
Definição
Síndrome metabólica é um nome para um grupo de fatores de risco que ocorre em conjunto e aumenta o risco de doença arterial coronária, derrame e diabetes tipo 2.
Nomes alternativos
Síndrome de resistência à insulina; Síndrome X
Causas
A síndrome metabólica está se tornando cada vez mais comum. Os pesquisadores não têm certeza se a síndrome se deve a uma única causa, mas todos os riscos da síndrome estão relacionados à obesidade.
Os dois fatores de risco mais importantes para a síndrome metabólica são:
- Peso extra ao redor das partes média e superior do corpo (obesidade central). O corpo pode ser descrito como em formato de maçã.
- Resistência à insulina, um hormônio produzido no pâncreas. A insulina é necessária para controlar a quantidade de açúcar no sangue. Resistência à insulina significa que algumas células usam a insulina de forma menos efetiva do que o normal. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue aumentam, podendo aumentar a quantidade de gordura no corpo.
Outros fatores de risco incluem:
- Envelhecimento
- Genes que o tornam mais suscetível ao desenvolvimento da condição
- Alterações nos hormônios masculinos, femininos e do estresse
- Falta de exercício físico
Pessoas com síndrome metabólica frequentemente têm um ou mais fatores que podem estar associados à condição, incluindo:
- Risco aumentado para coágulos sanguíneos
- Níveis aumentados de substâncias que são um sinal de inflamação em todo o corpo
- Quantidades pequenas de uma proteína chamada albumina na urina
Sinais e testes
Seu médico irá examiná-lo. Ele fará perguntas sobre sua saúde geral e os seus sintomas. Exames de sangue podem ser solicitados para checar seus níveis de açúcar, colesterol e triglicerídeos no sangue. Você provavelmente será diagnosticado com síndrome metabólica se tiver três ou mais dos seguintes achados:
- Pressão arterial igual ou maior que 130/85 mmHg ou se você tomar medicamentos para a pressão
- Nível de glicose em jejum entre 100 e 125 mg/dl ou se você tiver sido diagnosticado ou tomar medicamentos para diabetes
- Circunferência da cintura grande (comprimento ao redor da cintura): para homens, mais de 100 cm; para mulheres, mais de 80 cm
- Nível de colesterol HDL (bom) baixo: para homens, abaixo de 40 mg/dl; para mulheres, abaixo de 50 mg/dl; ou se você estiver tomando medicação para colesterol
- Nível de triglicerídeos em jejum igual ou maior que 150mg/dl ou se você tomar medicamentos para diminuir os triglicerídeos
Tratamento
A meta de tratamento é reduzir seu risco de doença cardíaca, derrame e diabetes.
Seu médico irá recomendar mudanças no seu estilo de vida ou medicamentos.
- Perca peso. O objetivo é perder entre 7% e 10% do seu peso atual. Você provavelmente terá que ingerir 500 a 1.000 calorias a menos por dia.
- Faça 150 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada, como caminhar. Faça exercícios para fortalecer seus músculos 2 dias por semana. Exercício de alta intensidade por períodos mais curtos é outra opção. Verifique com seu médico para ver se você está saudável o suficiente para iniciar um novo programa de exercícios.
- Reduza o colesterol através de uma dieta saudável, perda de peso, exercícios e medicamentos para baixar o colesterol, se necessário.
- Reduza a pressão sanguínea através de uma dieta com menos sal, perda de peso, exercícios e medicamentos, se necessário.
Seu médico poderá prescrever uma baixa dose de aspirina diária.
Fumantes devem parar de fumar. Peça ajuda ao seu médico para parar de fumar. Há medicamentos e programas que poderão ajudá-lo.
Expectativas (prognóstico)
Pessoas com síndrome metabólica têm um risco aumentado de desenvolver, em longo prazo, doença cardíaca, diabetes tipo 2, derrame, doença renal e má circulação nas pernas.
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para seu médico se você apresentar sinais ou sintomas dessa condição.
Referências
American Heart Association website. About metabolic syndrome. www.heart.org/en/health-topics/metabolic-syndrome/about-metabolic-syndrome. Updated August 2016. Accessed July 8, 2018.
Raynor HA, Champagne CM. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: interventions for the treatment of overweight and obesity in adults. J Acad Nutr Diet. 2016;116(1):129-147. PMID: 26718656 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26718656.
Ruderman NB, Shulman GI. Metabolic syndrome. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 43.
US Department of Health and Human Services, Presiden’ts Council on Sports, Fitness and Nutrition website. Physical activity guidelines for Americans. www.hhs.gov/fitness/be-active/physical-activity-guidelines-for-americans/index.html. Updated April 28, 2017. Accessed July 8, 2018.
Data da revisão:
5/17/2018
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados