Hiperidrose
Definição
Hiperidrose é uma condição médica em que a pessoa sua excessivamente e de forma imprevisível. Pessoas com hiperidrose podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando.
Nomes Alternativos
Sudorese - excessiva; Perspiração - excessiva; Diaforese
Causas, incidência e fatores de risco
Suar ajuda a manter o corpo frio. Na maioria dos casos, é perfeitamente natural. As pessoas suam mais em temperaturas quentes, quando se exercitam ou em resposta à situações que as deixa nervosas, raivosas, envergonhadas ou com medo.
No entanto, o suor excessivo ocorre sem esses gatilhos. Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar a desconforto significativo, tanto físico como emocional.
Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população; ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada. Parece ser hereditária.
Se a sudorese ocorre como resultado de outra condição médica, é chamada hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma área. Condições que causam a hiperidrose secundária incluem:
- Acromegalia
- Condições associadas à ansiedade
- Câncer
- Síndrome carcinoide
- Determinados medicamentos e substâncias de abuso
- Distúrbios de controle de glicose
- Doença cardíaca
- Hipertireoidismo
- Doença pulmonar
- Menopausa
- Doença de Parkinson
- Feocromocitoma
- Lesão na medula espinhal
- Derrame
- Tuberculose ou outras infecções
Sintomas
O sintoma primário de hiperidrose é umidade.
Sinais e testes
Sinais visíveis de sudorese podem ser observados durante uma visita ao médico. Diversos testes também podem ser feitos para diagnosticar o suor excessivo. Os exames incluem:
Os exames incluem:
- Teste amido-iodo. Uma solução de iodo é aplicada à área de suor. Depois de seca, amido é polvilhado na área. A combinação amido-iodo fica azul escuro sempre que houver suor em excesso.
- Teste do papel. Papel especial é colocado na área afetada para absorver o suor e depois é pesado. Quanto mais pesado, mais suor acumulado.
Você também pode ser questionado sobre detalhes sobre a sudorese, como:
- Localização
- Ela acontece no rosto, palmas ou axilas, ou em todo o corpo?
- Padrão temporal
- Ocorre à noite?
- Começa subitamente?
- Gatilhos
- O suor aparece quando você se lembra de alguma coisa que o irrita (como um evento traumático)?
- Quais são outros sintomas que você tem, por exemplo:
- Perda de peso
- Taquicardia
- Mãos frias ou úmidas
- Febre
- Falta de apetite
Tratamento
Os tratamentos podem incluir:
- Antiperspirantes. Suor em excesso pode ser controlado com antiperspirantes fortes, que tapam os dutos sudoríparos. Produtos contendo hexaidrato cloreto de alumínio a 10% ou 20% são a primeira linha de tratamento para sudorese nas axilas. Alguns pacientes podem usar um produto contendo uma dose maior de cloreto de alumínio, que é aplicado à noite nas áreas afetadas. Antiperspirantes podem provocar irritação na pele, e grandes doses de cloreto de alumínio podem estragar as roupas. Observação: Desodorantes não previnem o suor, mas são úteis na redução do odor corporal.
- Medicação. Anticolinérgicos, como glicopirrolato (Robinul, Robinul-Forte), ajudam a prevenir o estímulo das glândulas sudoríparas. Embora eficientes para alguns pacientes, essas drogas não foram estudadas, assim como outros tratamentos. Os efeitos colaterais incluem boca seca, tontura e problemas de micção. Bloqueadores beta ou benzodiazepinas podem ajudar a reduzir a sudorese relacionada ao estresse.
- Iontoforese. Esse procedimento aprovado pela FDA usa eletricidade para "desligar" temporariamente a glândula sudorípara. É mais eficiente para sudorese das mãos e pés. As mãos ou pés são colocados na água e depois uma leve corrente de eletricidade é aplicada. A eletricidade é gradualmente aumentada até que o paciente sinta uma leve sensação de formigamento. A terapia dura aproximadamente 10 a 20 minutos e exige várias sessões. Os efeitos colaterais incluem rachaduras na pele e bolhas, embora raras.
- Botox. A toxina botulínica tipo A (Botox) é aprovada pela FDA para tratamento de sudorese severa nas axilas, uma condição chamada hiperidrose axilar primária. Pequenas doses de toxina botulínica purificada são injetadas embaixo do braço para bloquear temporariamente os nervos que estimulam o suor. Os efeitos colaterais incluem dor no local da injeção e sintomas semelhantes aos da gripe. Se você estiver considerando o Botox para outras áreas de suor excessivo, converse com seu médico detalhadamente. O botox utilizado para suor nas palmas pode causar fraqueza temporária leve e dor intensa.
- Simpatectomia torácica endoscópica (STE). Em casos severos, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo chamado simpatectomia pode ser recomendado quando outros tratamentos tiverem falhado. O procedimento "desliga" o sinal que diz ao corpo para suar em excesso. É geralmente feito em pacientes cujas palmas suam muito mais intensamente que o normal Também pode ser usado para tratar sudorese extrema da face. A STE não funciona tão bem para pessoas com sudorese axilar excessiva. Ver: Cirurgia STE
Grupos de Apoio
Sociedade Internacional de Hiperidrose -- www.sweathelp.org
Expectativas (prognóstico)
Cloreto de alumínio: Inicialmente, o paciente pode precisar usar de três a sete vezes por semana. Depois de normalizar o suor, a pessoa pode precisar usar somente uma vez a cada uma a três semanas. Se houver irritação da pele, o médico poderá prescrever temporariamente um creme com base esteroide.
Botox: O inchaço desaparece em algumas semanas. O efeito de uma única injeção pode durar alguns meses. Alguns pacientes precisam de injeções adicionais.
Iontoforese: O suor pode reduzir depois de seis a dez sessões. Depois disso, a pessoa pode precisar de tratamento a cada uma a quatro semanas.
Complicações
Algumas das causas da hiperidrose podem ser sérias. Sempre consulte um médico tiver suor em excesso.
Consulte seu médico
Consulte seu médico se você tiver:
- Suor prolongado, excessivo e sem explicação
- Sudorese com ou seguida de dor ou pressão no peito
- Sudorese com perda de peso
- Sudorese que ocorre mais frequentemente durante o sono
- Suor com febre, perda de peso, dor no peito, falta de ar ou taquicardia - esses sintomas podem ser um sinal de uma doença subjacente, como o hipertireoidismo
Referências
Boley TM, Belangee KN, Markwell S, Hazelrigg SR. The Effect of Thoracoscopic Sympathectomy on Quality of Life and Symptom Management of Hyperhidrosis. Journal of the American College of Surgeons. Março de 2007;204(3).
Reisfeld R, Berliner KI. Evidence-based review of the nonsurgical management of hyperhidrosis. Thorac Surg Clin. Maio de 2008;71(2):157-66. Revisão.
Hornberger J, Grimes K et al. Recognition, diagnosis and treatment of primary focal hyperhidrosis. J Am Acad Dermatol 2004; 51: 274-86
Lowe NJ, Glaser DA, Eadie N, et al. J Am Acad Dermatol. Abril de 2007;56(4):604-11. Epub 15 de fevereiro de 2007.Botulinum toxin type A in the treatment of primary axillary hyperhidrosis: a 52-week multicenter double-blind, randomized, placebo-controlled study of efficacy and safety.
Solish N, Benohanian A, Kowalski JW. Prospective open-label study of botulinum toxin type A in patients with axillary hyperhidrosis: effects on functional impairment and quality of life. Dermatol Surg. Abril de 2005;31(4):405-13.
Data da revisão:
4/14/2017
Revisão feita por: Kevin Berman, MD, PhD, Atlanta Center for Dermatologic Disease, Atlanta, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados