Gangrena
Definição
Gangrena é a morte do tecido em parte do corpo.
Causas
A gangrena aparece quando uma parte do corpo perde seu abastecimento de sangue. Isso pode ocorrer devido a uma lesão, uma infecção ou outras causas. Você terá um maior risco de gangrena se tiver:
- Uma lesão grave
- Doença dos vasos sanguíneos (como arteriosclerose, também chamada de endurecimento das artérias, nos braços ou pernas)
- Diabetes
- Sistema imunológico suprimido (por exemplo, devido ao HIV ou quimioterapia)
- Cirurgia
Sintomas
Os sintomas dependem do local e da causa da gangrena. Se a pele estiver envolvida, ou se a gangrena estiver perto da pele, os sintomas poderão incluir:
- Descoloração (azul ou preta se a pele for afetada; vermelha ou bronze se a área afetada estiver sob a pele)
- Secreção fétida
- Perda da sensibilidade na área (que pode acontecer após dor intensa na área)
Se a área afetada estiver dentro do corpo (como gangrena da vesícula biliar ou gangrena gasosa), os sintomas poderão incluir:
- Confusão
- Febre
- Gases nos tecidos sob a pele
- Mal-estar geral
- Baixa pressão sanguínea
- Dor persistente ou intensa
Sinais e testes
O médico poderá diagnosticar a gangrena a partir de um exame físico. Além disso, os seguintes exames e procedimentos podem ser utilizados para diagnosticar a doença:
- Arteriograma (radiografia especial para ver se há bloqueios nos vasos sanguíneos) para ajudar a planejar o tratamento para doenças nos vasos sanguíneos
- Exames de sangue (contagem de leucócitos pode ser alta)
- Tomografia computadorizada para examinar os órgãos internos
- Cultura de tecido ou fluido das feridas para identificar infecção bacteriana
- Exame do tecido sob o microscópio para observar a morte das células
- Raio-X
Tratamento
A gangrena exige avaliação e tratamento urgente. Em geral, o tecido morto deve ser removido para permitir a cura do tecido vivo circundante e evitar infecção adicional. Dependendo da área gangrenada, da condição geral da pessoa e da causa da gangrena, o tratamento poderá incluir:
- Amputação da parte gangrenada
- Uma operação de emergência para detectar e remover o tecido morto
- Uma operação para melhorar o fornecimento de sangue para a área
- Antibióticos
- Operações repetidas para remover tecido morto (desbridamento)
- Tratamento na unidade de tratamento intensivo (para pacientes gravemente doentes)
- Oxigenoterapia hiperbárica para melhorar a quantidade de oxigênio no sangue
Expectativas (prognóstico)
O que esperar vai depender de onde a gangrena estiver no corpo, a disseminação da doença e a condição geral da pessoa. Se o tratamento demorar, a gangrena for extensiva ou a pessoa tiver outros problemas médicos significativos, ela pode falecer.
Complicações
As complicações dependem do local da gangrena, da disseminação da doença e a sua causa, além da condição geral da pessoa. As complicações podem incluir:
- Incapacidade devido à amputação ou remoção de tecido morto
- Cicatrização prolongada da ferida ou necessidade de cirurgia reconstrutora, como enxerto de pele
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte seu médico imediatamente se:
- Uma ferida não sarar ou se houver feridas frequentes na área
- Uma área da pele ficar azul ou preta
- Houver secreção fétida de uma ferida no corpo
- Você apresentar dor persistente, sem explicação, em uma área
- Você tiver febre persistente, sem explicação
Prevenção
A gangrena pode ser evitada se tratada antes que o dano ao tecido seja irreversível. As feridas devem ser tratadas adequadamente e observadas com cuidado quanto a sinais de infecção (como aumento da vermelhidão, inchaço ou secreção) ou dificuldade em sarar.
Pessoas com diabetes ou doença dos vasos sanguíneos devem examinar seus pés de forma rotineira em busca de sinais de lesões, infecções ou alteração da cor da pele, e buscar auxílio, se necessário.
Referências
Beaulieu P, Mansour MA. Gangrene of the foot. In: Cameron JL, Cameron AM, eds. Current Surgical Therapy. 12th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:1061-1067.
Kumar V, Abbas AK, Aster JC. Cellular responses to stress and toxic insults: adaptation, injury, and death. In: Kumar V, Abbas AK, Aster JC, eds. Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 2.
Data da revisão:
9/27/2017
Revisão feita por: Jatin M. Vyas, MD, PhD, Assistant Professor in Medicine, Harvard Medical School; Assistant in Medicine, Division of Infectious Disease, Department of Medicine, Massachusetts General Hospital, Boston, MA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados