Uma mamografia é um raio-X dos seios usado para encontrar tumores e câncer nos seios.
Mamograma; Câncer de mama - mamografia; Câncer de mama - triagem; Nódulo na mama - mamografia
É necessário ficar nua da cintura para cima. Você receberá uma roupa de hospital. Dependendo do tipo de equipamento usado, você ficará em pé ou sentada.
Um seio de cada vez é apoiado sobe uma superfície plana que contém uma placa de raio-X. Um dispositivo chamado compressor vai pressionar firmemente o seio, ajudando a achatar o tecido do seio.
As imagens de raio-X são feitas de vários ângulos. Pode ser necessário prender a respiração quando cada radiografia for tirada.
O profissional de saúde poderá entrar em contato com você para repetir o exame. Isso nem sempre significa que você tem câncer de mama. O médico pode simplesmente precisar reavaliar uma área que não ficou clara no primeiro teste.
TIPOS DE MAMOGRAFIA
A mamografia tradicional usa filme, semelhante a radiografias de rotina.
A mamografia digital é uma técnica mais nova.
A mamografia tridimensional (3D) é um tipo de mamografia digital. Os pesquisadores ainda não sabem se a mamografia 3D é mais ou menos precisa do que a mamografia padrão.
Não use desodorante, perfume, pó ou cremes embaixo do braço ou nos seios no dia da mamografia. Essas substâncias podem esconder as imagens. Remova todas as joias e bijuterias do pescoço e do peito.
Informe ao profissional de saúde realizando o exame se você estiver grávida ou amamentando.
O metal do compressor pode estar gelado. Quando o seio é comprimido, você pode sentir alguma dor. Isso precisa ser feito para se obter boas imagens.
Quando e com que frequência realizar uma mamografia é uma decisão que deve ser tomada em conjunto por você e seu médico. Diferentes grupos de especialistas não concordam totalmente com o melhor momento para este teste.
Antes de fazer uma mamografia, discuta com o seu médico sobre os prós e contras do exame. Faça perguntas sobre:
A mamografia é feita em mulheres para detectar câncer de mama inicial, quando é mais provável de ser curado. A mamografia é recomendada para:
A mamografia também é usada para:
O tecido mamário que não mostrar sinais de massas ou calcificação é considerado normal.
A maioria dos achados anormais em uma mamografia de rotina é benigna (não é câncer) ou nada com que se preocupar. Novos achados ou mudanças podem ser avaliados posteriormente.
Um médico radiologista pode encontrar os seguintes achados em uma mamografia:
O seu médico poderá solicitar outros exames adicionais para investigar achados anormais em uma mamografia de rotina:
Comparar sua mamografia atual com uma do passado poderá ajudar o radiologista a dizer se você tem uma anomalia já existente e se ela mudou.
Quando um resultado de mamografia ou ultrassonografia parece suspeito, uma biópsia poderá ser feita para testar o tecido e ver se ele é canceroso. Tipos de biópsia incluem:
O nível de radiação é baixo e qualquer risco de uma mamografia é muito baixo. Se estiver grávida e precisar checar uma anormalidade, sua barriga será protegida por um avental de chumbo.
Mamografias de rotina não são feitas durante a gravidez ou enquanto estiver amamentando.
American Cancer Society website. American Cancer Society recommendations for early breast cancer detection. www.cancer.org/cancer/breast-cancer/screening-tests-and-early-detection/american-cancer-society-recommendations-for-the-early-detection-of-breast-cancer.html. Updated September 1, 2017. Accessed September 29, 2017.
American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) website. ACOG statement on breast cancer screening guidelines. www.acog.org/About-ACOG/News-Room/Statements/2016/ACOG-Statement-on-Breast-Cancer-Screening-Guidelines. Updated January 11, 2016. Accessed September 29, 2017.
National Cancer Institute website. PDQ Breast Cancer Screening. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-screening-pdq. Updated June 19, 2017. Accessed September 29, 2017.
Siu AL; U.S. Preventive Services Task Force. Screening for breast cancer: U.S. Preventive Services Task Force recommendation statement. Ann Intern Med. 2016;164(4):279-296. PMID: 26757170 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26757170.