Teste de PSA (antígeno prostático específico)

Definição

O antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da próstata.

O teste de PSA é feito para ajudar a diagnosticar e acompanhar câncer de próstata em homens.

Nomes alternativos

Antígeno prostático específico; Teste de triagem para câncer de próstata; PSA

Como o teste é feito

Uma amostra de sangue é necessária.

Como se preparar para o teste

Assegure-se de que seu médico saiba de todos os medicamentos que você está tomando. Alguns remédios fazem com que seus níveis de PSA sejam falsamente baixos.

Nenhuma outra preparação é geralmente necessária. Você deve evitar ter uma ejaculação por 3 dias antes do exame.

Como o teste será sentido

Você pode sentir uma leve dor ou uma picada quando a agulha é inserida. Depois, pode haver alguma dor latejante ou um hematoma por um curto período.

Por que o teste é feito?

Razões para o teste de PSA incluem:

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE TRIAGEM PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Medir os níveis de PSA pode aumentar a chance de encontrar um câncer de próstata precocemente. No entanto, o valor do teste de PSA para câncer de próstata é debatido. Não há um valor único para todos os homens.

Para alguns homens de 55 a 69 anos, a triagem pode ajudar a reduzir a chance de morte por câncer de próstata. No entanto, para muitos homens, a triagem e o tratamento podem ser prejudiciais em vez de benéficos.

Antes de fazer o teste é melhor discutir com seu médico os prós e os contras do teste de PSA, incluindo:

Homens com menos de 55 anos têm uma chance maior de desenvolver câncer de próstata e devem conversar com seu médico sobre o teste de PSA:

Valores normais

Resultados de teste de PSA não podem diagnosticar câncer de próstata. Apenas uma biópsia de próstata pode diagnosticar esse câncer.

Seu médico olhará para seus resultados de PSA e deve considerar sua idade, grupo étnico, medicamentos que você toma e muitas outras coisas para decidir se seu PSA está normal ou se você precisa fazer mais testes.

Considera-se um nível normal de PSA como 4 nanogramas por mililitro (ng/mL) de sangue.

O que um resultado anormal significa

Um valor alto de PSA é associado a um aumento de chance de ter câncer de próstata.

Testes de PSA são importantes ferramentas para detecção de câncer de próstata, mas não é à prova de falhas. Outras condições podem causar aumento do PSA, incluindo

Seu médico pensará sobre as seguintes coisas quando decidir o próximo passo:

Pessoas com alto risco podem precisar de mais testes. Seu médico poderá recomendar:

Outros testes também podem ser feitos. O papel exato destes testes na decisão sobre o tratamento não é claro.

Para alguém que foi tratado para câncer de próstata, o nível de PSA pode mostrar se o tratamento funcionou ou se o câncer está voltando. Geralmente, os níveis de PSA começarão a subir antes de aparecerem sintomas, às vezes meses ou anos antes.

Riscos

Há pouco risco em uma coleta de amostra de sangue. Veias e artérias variam de tamanho de um paciente para outro e de um lado do corpo para o outro. Obter amostras de sangue para algumas pessoas pode ser mais difícil.

Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:

Referências

Morgan TM, Palapattu GS, Partin AW, Wei JT. Prostate cancer tumor markers. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 108.

National Cancer Institute website. Prostate cancer screening (PDQ) - health professional version. www.cancer.gov/types/prostate/hp/prostate-screening-pdq#section/all. Updated February 22, 2018. Accessed June 4, 2018.

US Preventive Services Task Force, Grossman DC, Curry SJ, et al. Screening for prostate cancer: US Preventive Services Task Force recommendation statement. JAMA. 2018;319(18):1901-1913. PMID: 29801017 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29801017.


Data da revisão: 1/1/2023
Revisão feita por: Kelly L. Stratton, MD, FACS, Associate Professor, Department of Urology, University of Oklahoma Health Sciences Center, Oklahoma City, OK. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados