O antígeno prostático específico (PSA) é uma proteína produzida pelas células da próstata.
O teste de PSA é feito para ajudar a diagnosticar e acompanhar câncer de próstata em homens.
Antígeno prostático específico; Teste de triagem para câncer de próstata; PSA
Uma amostra de sangue é necessária.
Assegure-se de que seu médico saiba de todos os medicamentos que você está tomando. Alguns remédios fazem com que seus níveis de PSA sejam falsamente baixos.
Nenhuma outra preparação é geralmente necessária. Você deve evitar ter uma ejaculação por 3 dias antes do exame.
Você pode sentir uma leve dor ou uma picada quando a agulha é inserida. Depois, pode haver alguma dor latejante ou um hematoma por um curto período.
Razões para o teste de PSA incluem:
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE TRIAGEM PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA
Medir os níveis de PSA pode aumentar a chance de encontrar um câncer de próstata precocemente. No entanto, o valor do teste de PSA para câncer de próstata é debatido. Não há um valor único para todos os homens.
Para alguns homens de 55 a 69 anos, a triagem pode ajudar a reduzir a chance de morte por câncer de próstata. No entanto, para muitos homens, a triagem e o tratamento podem ser prejudiciais em vez de benéficos.
Antes de fazer o teste é melhor discutir com seu médico os prós e os contras do teste de PSA, incluindo:
Homens com menos de 55 anos têm uma chance maior de desenvolver câncer de próstata e devem conversar com seu médico sobre o teste de PSA:
Resultados de teste de PSA não podem diagnosticar câncer de próstata. Apenas uma biópsia de próstata pode diagnosticar esse câncer.
Seu médico olhará para seus resultados de PSA e deve considerar sua idade, grupo étnico, medicamentos que você toma e muitas outras coisas para decidir se seu PSA está normal ou se você precisa fazer mais testes.
Considera-se um nível normal de PSA como 4 nanogramas por mililitro (ng/mL) de sangue.
Um valor alto de PSA é associado a um aumento de chance de ter câncer de próstata.
Testes de PSA são importantes ferramentas para detecção de câncer de próstata, mas não é à prova de falhas. Outras condições podem causar aumento do PSA, incluindo
Seu médico pensará sobre as seguintes coisas quando decidir o próximo passo:
Pessoas com alto risco podem precisar de mais testes. Seu médico poderá recomendar:
Outros testes também podem ser feitos. O papel exato destes testes na decisão sobre o tratamento não é claro.
Para alguém que foi tratado para câncer de próstata, o nível de PSA pode mostrar se o tratamento funcionou ou se o câncer está voltando. Geralmente, os níveis de PSA começarão a subir antes de aparecerem sintomas, às vezes meses ou anos antes.
Há pouco risco em uma coleta de amostra de sangue. Veias e artérias variam de tamanho de um paciente para outro e de um lado do corpo para o outro. Obter amostras de sangue para algumas pessoas pode ser mais difícil.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
Morgan TM, Palapattu GS, Partin AW, Wei JT. Prostate cancer tumor markers. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Campbell-Walsh Urology. 11th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 108.
National Cancer Institute website. Prostate cancer screening (PDQ) - health professional version. www.cancer.gov/types/prostate/hp/prostate-screening-pdq#section/all. Updated February 22, 2018. Accessed June 4, 2018.
US Preventive Services Task Force, Grossman DC, Curry SJ, et al. Screening for prostate cancer: US Preventive Services Task Force recommendation statement. JAMA. 2018;319(18):1901-1913. PMID: 29801017 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29801017.