Fontanelas - afundadas

Definição

Fontanela afundada é uma moleira funda ou baixa na cabeça de um bebê.

Nomes alternativos

Fontanelas afundadas; Fontanela anterior afundada; Moleira funda; Moleira baixa

Considerações

O crânio é constituído de muitos ossos. Há 8 ossos no crânio em si e 14 ossos na região facial. Eles se juntam para formar uma cavidade óssea sólida que protege e suporta o cérebro. As regiões em que os ossos se juntam são chamadas de suturas.

Os ossos não são unidos firmemente no nascimento. Isso permite que a cabeça mude de formato para fazer com que ela passe pelo canal vaginal na hora do parto. As suturas gradualmente ganham minerais e endurecem, unindo firmemente os ossos cranianos. Esse processo é chamado de ossificação.

Em um bebê, o espaço onde duas suturas se unem forma uma moleira coberta por uma membrana, chamada de fontanela. As fontanelas permitem que o cérebro e o crânio cresçam durante o primeiro ano do bebê.

Normalmente, há várias fontanelas no crânio de um recém-nascido, principalmente no topo, na parte de trás e nas laterais da cabeça. Como as suturas, as fontanelas endurecem ao longo do tempo e se tornam regiões ósseas fechadas e sólidas.

As fontanelas devem parecer firmes e se curvar levemente para dentro ao toque. Uma fontanela perceptivelmente afundada é um sinal de que o bebê não tem líquido o suficiente no corpo.

Causas

Causas de fontanela afundada em crianças incluem:

Quando contatar um profissional de saúde

Uma fontanela afundada pode ser uma emergência médica. Procure atendimento médico imediatamente.

O que esperar da consulta médica

O médico realizará um exame clínico e fará perguntas sobre os sintomas da criança e sobre o histórico médico, como:

Os exames podem incluir:

O bebê poderá ser hospitalizado e receber líquidos por via intravenosa (IV) se a fontanela afundada for causada por desidratação.

Referências

Carlo WA. The newborn infant. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 94.

McIntosh M, Wylie T. Emergencies in infants and toddlers. In: Adams JG, ed. Emergency Medicine. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 16.


Data da revisão: 2/16/2017
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados