Fontanela afundada é uma moleira funda ou baixa na cabeça de um bebê.
Fontanelas afundadas; Fontanela anterior afundada; Moleira funda; Moleira baixa
O crânio é constituído de muitos ossos. Há 8 ossos no crânio em si e 14 ossos na região facial. Eles se juntam para formar uma cavidade óssea sólida que protege e suporta o cérebro. As regiões em que os ossos se juntam são chamadas de suturas.
Os ossos não são unidos firmemente no nascimento. Isso permite que a cabeça mude de formato para fazer com que ela passe pelo canal vaginal na hora do parto. As suturas gradualmente ganham minerais e endurecem, unindo firmemente os ossos cranianos. Esse processo é chamado de ossificação.
Em um bebê, o espaço onde duas suturas se unem forma uma moleira coberta por uma membrana, chamada de fontanela. As fontanelas permitem que o cérebro e o crânio cresçam durante o primeiro ano do bebê.
Normalmente, há várias fontanelas no crânio de um recém-nascido, principalmente no topo, na parte de trás e nas laterais da cabeça. Como as suturas, as fontanelas endurecem ao longo do tempo e se tornam regiões ósseas fechadas e sólidas.
As fontanelas devem parecer firmes e se curvar levemente para dentro ao toque. Uma fontanela perceptivelmente afundada é um sinal de que o bebê não tem líquido o suficiente no corpo.
Causas de fontanela afundada em crianças incluem:
Uma fontanela afundada pode ser uma emergência médica. Procure atendimento médico imediatamente.
O médico realizará um exame clínico e fará perguntas sobre os sintomas da criança e sobre o histórico médico, como:
Os exames podem incluir:
O bebê poderá ser hospitalizado e receber líquidos por via intravenosa (IV) se a fontanela afundada for causada por desidratação.
Carlo WA. The newborn infant. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 94.
McIntosh M, Wylie T. Emergencies in infants and toddlers. In: Adams JG, ed. Emergency Medicine. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 16.