Reflexo de Moro

Definição

Um reflexo é um tipo de reação involuntária que está presente em resposta a um estímulo. O reflexo de Moro é um dos muitos reflexos presentes nos bebês. Ele normalmente desaparece depois de três ou quatro meses.

Nomes alternativos

Reação de estremecimento; Reflexo de estremecimento; Reflexo do abraço

Considerações

O médico avaliará a presença deste reflexo logo após o nascimento e durante as consultas de rotina do bebê.

O reflexo de Moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê deitado com o rosto voltado para cima em uma superfície macia e almofadada.

A cabeça é delicadamente erguida com suporte o suficiente para começar a retirar o peso corporal da almofada. (Observação: O corpo do bebê não deve ser erguido da almofada, somente o peso corporal deve ser retirado).

A cabeça é então solta repentinamente, possibilitando uma queda momentânea, mas rapidamente apoiada de novo (não permitindo que bata na almofada).

A resposta normal do bebê é uma reação de susto, com extensão dos braços para os lados e palmas e os polegares flexionados. O bebê pode chorar um pouco.

Quando o reflexo termina, o bebê puxa os braços para perto do corpo, cotovelos flexionados e, depois, relaxa.

Causas

Esse é um reflexo normal presente em recém-nascidos.

A ausência do reflexo de Moro em um bebê é anormal.

A presença do reflexo de Moro em um bebê mais velho, criança ou adulto é também anormal.

O que esperar da consulta médica

Um reflexo de Moro anormal é geralmente descoberto pelo médico. O médico realizará exames físicos e fará perguntas sobre o histórico médico da criança. As perguntas sobre o histórico médico incluem:

Se o reflexo estiver ausente ou anormal, mais testes serão necessários para examinar os músculos e nervos da criança. Os exames diagnósticos, em casos de reflexo ausente ou diminuído, podem incluir:

Referências

Lehman RK, Schor NF. Neurologic evaluation. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 590.

Rennie JM, Huertas-Ceballos A, Boylan GB, et al. Neuorological problems in the newborn. In: Rennie JM, ed. Rennie and Roberton's Textbook of Neonatology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2012:chap 40.


Data da revisão: 10/18/2017
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados