Um reflexo é um tipo de reação involuntária que está presente em resposta a um estímulo. O reflexo de Moro é um dos muitos reflexos presentes nos bebês. Ele normalmente desaparece depois de três ou quatro meses.
Reação de estremecimento; Reflexo de estremecimento; Reflexo do abraço
O médico avaliará a presença deste reflexo logo após o nascimento e durante as consultas de rotina do bebê.
O reflexo de Moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê deitado com o rosto voltado para cima em uma superfície macia e almofadada.
A cabeça é delicadamente erguida com suporte o suficiente para começar a retirar o peso corporal da almofada. (Observação: O corpo do bebê não deve ser erguido da almofada, somente o peso corporal deve ser retirado).
A cabeça é então solta repentinamente, possibilitando uma queda momentânea, mas rapidamente apoiada de novo (não permitindo que bata na almofada).
A resposta normal do bebê é uma reação de susto, com extensão dos braços para os lados e palmas e os polegares flexionados. O bebê pode chorar um pouco.
Quando o reflexo termina, o bebê puxa os braços para perto do corpo, cotovelos flexionados e, depois, relaxa.
Esse é um reflexo normal presente em recém-nascidos.
A ausência do reflexo de Moro em um bebê é anormal.
A presença do reflexo de Moro em um bebê mais velho, criança ou adulto é também anormal.
Um reflexo de Moro anormal é geralmente descoberto pelo médico. O médico realizará exames físicos e fará perguntas sobre o histórico médico da criança. As perguntas sobre o histórico médico incluem:
Se o reflexo estiver ausente ou anormal, mais testes serão necessários para examinar os músculos e nervos da criança. Os exames diagnósticos, em casos de reflexo ausente ou diminuído, podem incluir:
Lehman RK, Schor NF. Neurologic evaluation. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 590.
Rennie JM, Huertas-Ceballos A, Boylan GB, et al. Neuorological problems in the newborn. In: Rennie JM, ed. Rennie and Roberton's Textbook of Neonatology. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2012:chap 40.