A sindactilia é a conexão de dois ou mais dedos das mãos ou dos pés entre si. Normalmente, há uma ligação de pele entre os dois dedos, mas em casos raros pode haver fusão de ossos.
Sindactilia; Polissindactilia
A sindactilia pode ser descoberta durante um exame de um bebê ou criança. Na sua forma mais comum, é vista como a ligação entre o segundo e o terceiro dedo dos pés. Essa forma é geralmente herdada e não é incomum. A sindactilia também pode ocorrer em conjunto com outros defeitos congênitos envolvendo o crânio, a face e os ossos.
As ligações normalmente vão até a primeira articulação do dedo da mão ou do pé, mas pode ocorrer em toda a extensão do dedo.
A polissindactilia descreve tanto a ligação como a presença de dedos extras nas mãos ou pés.
Causas relativamente comuns incluem:
Causas extremamente raras incluem:
Essa condição é normalmente descoberta no nascimento e avaliada durante a estadia hospitalar de recém-nascidos.
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre o histórico médico da criança. As perguntas podem incluir:
Um bebê com sindactilia pode ter outros sintomas e sinais que, quando considerados em conjunto, definem uma síndrome específica ou uma condição. O diagnóstico dessa condição é baseado no histórico familiar, no histórico médico e em um exame físico.
Podem ser feitos os seguintes exames:
Cirurgia pode ser feita para separar os dedos das mãos ou dos pés envolvidos.
Carrigan RB. The upper limb. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 681.
Jones KL, Jones MC, Del Campo M. Craniosynostosis syndromes. In: Jones KL, Jones MC, Del Campo M, eds. Smith's Recognizable Patterns of Human Malformation. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:530-559.