O sinal de Nikolsky é um achado em que as camadas externas da pele se descolam das camadas internas quando esfregadas levemente.
Seu médico pode usar uma borracha ou o dedo para testar o sinal de Nikolsky. A pele é pressionada e puxada para o lado, ou é feito um movimento giratório com a borracha várias vezes, indo e voltando.
Se o resultado do teste for positivo, haverá desprendimento da camada superficial fina, deixando a pele rosa, úmida e geralmente muito sensível.
Um resultado positivo é geralmente um sinal de doença bolhosa da pele. As pessoas com o sinal positivo têm a pele flácida que desliza livremente das camadas subjacentes quando esfregada.
O sinal de Nikolsky pode ser frequentemente observado em pessoas com:
Consulte seu médico se você ou seu filho desenvolver um descolamento doloroso da pele, acompanhado de vermelhidão e bolhas sem razão aparente (por exemplo, uma queimadura solar).
As afecções associadas ao sinal de Nikolsky são graves. Algumas pessoas precisarão de internação hospitalar. Seu médico fará perguntas sobre seu histórico médico e realizará um exame físico. Você poderá receber tratamento com líquidos e antibióticos por via intravenosa.
O tratamento depende da causa da condição.
Habif TP. Vesicular and bullous diseases. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 16.
Marco CA. Dermatologic presentations. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap 110.