O turgor é a elasticidade da pele, ou seja, sua capacidade de mudar de forma e retornar à posição inicial.
Pele pastosa; Diminuição do turgor da pele; Turgor da pele normal; Turgor da pele diminuído
O turgor da pele é um sinal comumente usado pelos profissionais da saúde para avaliar o grau de perda de líquido ou desidratação. Diarreia e vômitos podem causar desidratação. Os bebês e crianças pequenas com vômitos, diarreia e pouca ou nenhuma ingestão de líquidos podem perder rapidamente uma quantidade significativa de líquido. A febre acelera esse processo.
Para determinar o turgor da pele, o médico puxa a pele do dorso da mão, da parte inferior do braço ou do abdome entre dois dedos de forma que ela fique levantada. A pele é puxada por alguns segundos e depois liberada.
A pele com turgor normal volta rapidamente à posição normal. A pele com turgor diminuído permanece levantada e volta muito lentamente para a posição normal.
O turgor diminuído da pele ocorre com desidratação moderada a grave. Uma perda de 5% de líquido do peso corporal é considerada uma desidratação leve, 10% é moderada e 15% ou mais é uma desidratação grave.
Edema (um acúmulo de líquido nos tecidos que provoca inchaço) faz com que a pele fique extremamente difícil de ser beliscada.
Causas comuns de diminuição do turgor da pele incluem:
Distúrbios no tecido conjuntivo, como esclerodermia e síndrome de Ehlers-Danlos, podem também afetar a elasticidade da pele. Isso não tem nada a ver com líquidos, mas é uma alteração nas propriedades elásticas do tecido cutâneo.
Uma rápida verificação do turgor da pele beliscando-se a pele do dorso da mão, do abdome ou sobre a parte frontal do tórax abaixo da clavícula é uma boa maneira de verificar a desidratação em casa.
Uma desidratação leve fará com que a pele retorne ao normal um pouco devagar. Para reidratar, beba mais líquidos, especialmente água.
Se o turgor for bastante diminuído, indicando desidratação moderada ou grave, consulte seu médico imediatamente.
Entre em contato com o seu médico se:
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico, incluindo:
Exames que podem ser solicitados incluem:
Líquidos por via intravenosa podem ser necessários para desidratação grave. Você pode precisar de medicamentos para tratar outras doenças que afetem o turgor e a elasticidade da pele.
Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Skin, hair, and nails. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Seidel's Guide to Physical Examination. 9th ed. St Louis, MO: Elsevier; 2019:chap 9.
Gorgas DL, McGrath JL. Vital signs measurement. In: Roberts JR, ed. Roberts and Hedges' Clinical Procedures in Emergency Medicine. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 1.
Greenbaum LA. Deficit therapy. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 57.
Tong IL. Ehlers-Danlos syndrome. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2018. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:431-431.
Van Mater HA, Rabinovich CE. Scleroderma and Raynaud phenomenon. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 160.