Há uma curvatura para frente da coluna lombar, logo acima das nádegas. Um pequeno grau de curvatura é normal, mas o aumento excessivo dessa curvatura é chamado de lordose.
Lordose; Lordose lombar
A lordose tende a fazer com que as nádegas pareçam mais proeminentes. Crianças com lordose significativa terão um espaço acentuado abaixo da parte inferior das costas quando ficarem deitadas de costas em uma superfície rígida.
Algumas crianças têm lordose importante mas, na maioria das vezes, há melhora quando a criança cresce. Isso é chamado de lordose juvenil benigna.
A espondilolistese pode causar lordose. Nessa condição, uma vértebra na coluna se desloca para fora da posição correta sobre a vértebra abaixo dela. A espondilolistese pode ser congênita ou adquirida após certos tipos de atividade física, como ginástica artística. Ela pode ainda acontecer juntamente com artrite na coluna vertebral.
Causas menos comuns de lordose em crianças incluem:
Na maioria dos casos, não é necessário tratamento se as costas forem flexíveis. Nesses casos, a lordose geralmente não apresentará progressão ou causará problemas.
Entre em contato com o seu médico se perceber que seu filho tem uma lordose exagerada. Ele avaliará se existe um problema médico.
O médico realizará um exame físico. Pode ser solicitado à criança que ela se incline para a frente, para o lado e que se deite em uma mesa para que a coluna possa ser examinada em uma variedade de posições. Se a curvatura lordótica for flexível (quando a criança se inclina para frente, há diminuição da curvatura), geralmente não há causa para preocupação. Se a curvatura se mantém, avaliação por um especialista e tratamento podem ser necessários.
Em alguns casos, especialmente se a coluna parece rígida, exames complementares podem ser solicitados, incluindo:
Mistovich RJ, Spiegel DA. The spine. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 679.
Safain MG, Hwang SW, Samdani AF. Introduction to spinal deformities in children. In: Winn HR, ed. Youmans and Winn Neurological Surgery. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 237.
Warner WC, Sawyer JR. Scoliosis and kyphosis. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Campbell's Operative Orthopaedics. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 44.