Confusão é a incapacidade de pensar na velocidade e clareza normal, incluindo a sensação de desorientação, dificuldade em prestar atenção, lembrar-se das coisas e tomar decisões.
Desorientação; Pensamento - confuso; Pensamentos - conturbados; Alteração do estado mental - confusão
A confusão pode ocorrer rapidamente ou lentamente ao longo do tempo, dependendo do caso. Muitas vezes, a confusão é temporária. Outras vezes, é um estado permanente e não pode ser curado, podendo estar associada ao delírio ou demência.
A confusão é mais comum em idosos e geralmente ocorre durante a internação em um hospital.
Algumas pessoas confusas podem apresentar comportamento estranho ou incomum ou podem agir agressivamente.
Causas incluem:
Uma boa forma de descobrir se alguém está confuso é perguntar à pessoa o nome dela, sua idade e a data. Se não houver certeza ou a resposta estiver incorreta, a pessoa está confusa.
Uma pessoa confusa não deve ser deixada sozinha. Por segurança, a pessoa pode precisar de alguém por perto para acalmá-la e protegê-la de ferimentos. Raramente, restrições físicas podem ser solicitadas por um profissional de saúde.
Para ajudar uma pessoa confusa:
Para confusão repentina provocada por nível baixo de açúcar no sangue (por exemplo, por causa de medicamento para diabetes), a pessoa deve tomar uma bebida com açúcar ou comer um doce. Se a confusão durar mais do que 10 minutos, procure o médico.
Ligue para um número de emergência local como o 192 se houver confusão súbita ou associada a outros sintomas, incluindo:
Também ligue se houver:
Caso você tenha tido confusão, entre em contato com o seu médico.
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os sintomas e doenças recentes ou crônicas. Ele perguntará se a pessoa sabe a data, a hora do dia e onde ela está.
Exames que podem ser realizados incluem:
O tratamento depende da causa. Por exemplo, se a causa for uma infecção, o tratamento da infecção provavelmente melhorará os sintomas de confusão.
Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Mental status. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Seidel's Guide to Physical Examination. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2015:chap 5.
Huff JS. Confusion. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap 14.
Mendez MF, Padilla CR. Delirium. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 4.