Dores musculares
Definição
Dores musculares são comuns e podem envolver mais de um músculo. A dor muscular também pode envolver ligamentos, tendões e fáscias, os tecidos moles que conectam os músculos, ossos e órgãos.
Nomes alternativos
Dor muscular; Mialgia; Dor - músculos
Considerações
A dor muscular está mais frequentemente relacionada a tensão, uso excessivo ou lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Nessas situações, a dor tende a envolver músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade. Em geral a atividade que está causando a dor é óbvia.
A dor muscular também pode ser um sinal de condições que afetam todo seu corpo, como algumas infecções (incluindo a gripe) e transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo (como lúpus).
Uma causa comum de dores musculares é a fibromialgia, uma condição que inclui sensibilidade dos músculos e do tecido mole ao seu redor, dificuldades de sono, fadiga e dores de cabeça.
Causas
As causas mais comuns são:
- Lesão ou trauma incluindo luxações e torções
- Uso excessivo incluindo usar um músculo de forma excessiva, antes de exercícios de aquecimento ou com muita frequência
- Tensão ou estresse
A dor muscular também pode ser causada por:
- Certas drogas, incluindo inibidores da ECA para reduzir a pressão arterial, cocaína e estatinas para reduzir o colesterol
- Dermatomiosite
- Desequilíbrios de eletrólitos como baixo potássio ou cálcio
- Fibromialgia
- Infecções, incluindo gripe, doença de Lyme, malária, abscesso muscular, poliomielite, febre maculosa e triquinose
- Lúpus
- Polimialgia reumática
- Polimiosite
- Rabdomiólise
Cuidados em casa
Para dor muscular por uso excessivo ou lesão, repouse a parte do corpo. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar. Consulte o seu médico antes de tomar medicamentos. Aplicar gelo nas primeiras 24 a 72 horas de uma lesão reduz a dor e a inflamação. Depois disso, o calor com frequência proporciona maior alívio.
Dores musculares por excesso de uso e fibromialgia frequentemente respondem bem à massagem. Exercícios leves de alongamento após um longo período de repouso também são úteis.
Exercícios regulares também podem ajudar a restaurar o tônus muscular adequado. Caminhar, andar de bicicleta e nadar são boas atividades aeróbicas para praticar. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios para alongar, tonificar e exercícios aeróbicos para você se sentir melhor e ficar livre da dor. Comece lentamente e aumente a intensidade gradualmente. Evite atividades aeróbicas de impacto e levantar peso quando sofrer lesão ou estiver com dor.
Certifique-se de dormir o suficiente e tente reduzir o estresse. Ioga e meditação são maneiras excelentes de ajudá-lo a dormir e relaxar.
Se medidas caseiras não estiverem funcionando, seu médico pode prescrever medicação ou fisioterapia, ou encaminhá-lo a uma clínica especializada.
Se suas dores musculares forem causadas por uma doença específica, siga as instruções de seu médico para tratar a doença primária.
Essas medidas podem ajudar a diminuir o risco de dor muscular:
- Alongar antes e depois do exercício.
- Aquecer antes de se exercitar e resfriar depois.
- Beba muitos líquidos antes, durante e depois do exercício.
- Se você trabalha na mesma posição a maior parte do dia (como sentado em frente ao computador), faça alongamentos pelo menos a cada hora.
Quando contatar um profissional de saúde
Contate seu médico se:
- A dor muscular persistir por mais de 3 dias
- Você apresentar uma dor forte, inexplicada
- Você apresentar qualquer sinal de infecção, como inchaço ou vermelhidão em torno do músculo sensível
- Você apresentar baixa circulação na área da dor muscular (por exemplo, em suas pernas)
- Você tiver uma mordida de carrapato ou uma assadura
- Sua dor muscular estiver associada com doses iniciais ou alteração na dose de um medicamento, como uma estatina
Ligue para a emergência se:
- Você apresentar ganho repentino de peso, retenção de água ou estiver urinando menos que o usual
- Estiver com falta de ar ou dificuldade para engolir
- Apresentar fraqueza muscular ou não puder mover qualquer parte do corpo
- Tiver vomitado, estiver com o pescoço muito rígido ou tiver febre
O que esperar da consulta médica
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre sua dor muscular, tais como:
- Quando começou? Quanto tempo durou?
- Onde é exatamente? É em todo lugar ou apenas em uma área específica?
- É sempre no mesmo lugar?
- O que melhora ou piora?
- Outros sintomas ocorrem ao mesmo tempo, como dor na articulação, febre, vômito, fraqueza, mal-estar ou dificuldade de usar o músculo afetado?
- Há um padrão para a dor muscular?
- Você tomou quaisquer medicamentos ultimamente?
Exames que podem ser realizados incluem:
- Hemograma completo (CBC)
- Outros exames de sangue para verificar as enzimas musculares (creatina quinase) e possivelmente um teste para doença de Lyme ou transtorno do tecido conjuntivo
Referências
Asplund CA, Best TM. Exercise physiology. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee & Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 7.
Bennett RM. Fibromyalgia, chronic fatigue syndrome, and myofascial pain. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 274.
Data da revisão:
5/14/2017
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados