Dor no punho
Definição
Dor no punho é qualquer desconforto ou dor no punho.
Nomes alternativos
Dor - punho; Dor - síndrome do túnel do carpo; Artrite - punho; Gota - punho; Pseudogota - punho
Causas
Síndrome do túnel do carpo. A síndrome do túnel do carpo é uma causa comum de dor no punho. Você pode sentir dor, queimação, dormência ou formigamento na palma da mão, punho, polegar ou dedos. O músculo do polegar pode se tornar fraco, tornando difícil segurar as coisas. A dor pode se estender até o cotovelo.
A síndrome do túnel do carpo ocorre quando um nervo importante (chamado nervo mediano) é comprimido no punho em decorrência de inchaço. Esse nervo é responsável pelo movimento e sensação de partes da mão. O inchaço pode ocorrer se você:
- Executar movimentos repetitivos com o punho tal como digitar no teclado do computador, usar um mouse, jogar raquetebol ou handebol, costurar, pintar, escrever ou utilizar uma ferramenta vibratória
- Estiver grávida, na menopausa ou acima do peso
- Tiver diabetes, tensão pré-menstrual, hipotireoidismo ou artrite reumatoide
Lesão. Dor no punho com hematoma e inchaço é frequentemente um sinal de lesão. Os sinais de um possível osso quebrado incluem articulações deformadas e incapacidade de mover o punho, mão ou um dedo. Pode haver também lesão de cartilagem no punho. Outras lesões comuns incluem torção, luxação, tendinite e bursite.
Artrite. A artrite é outra causa comum de dor no punho, inchaço e rigidez. Há muitos tipos de artrites:
- Osteoartrite ocorre com a idade e uso excessivo.
- Artrite reumatoide geralmente afeta ambos os punhos.
- Artrite psoriática acompanha a psoríase.
- Artrite infeciosa é uma emergência médica. Sinais de uma infecção incluem punho avermelhado ou quente, febre acima de 37.7 oC e doença recente.
Outras causas
- Gota: isto ocorre quando se produz muito ácido úrico, um produto residual. Ele forma cristais nas articulações, em vez de ser excretado na urina.
- Pseudogota: quando há depósitos de cálcio em suas articulações (geralmente os punhos ou joelhos), causando dor, vermelhidão e inchaço. Punhos e joelhos são mais frequentemente afetados.
Cuidados em casa
Para síndrome do túnel do carpo, pode ser necessário realizar ajustes em seus hábitos e ambiente de trabalho:
- Certifique-se de que seu teclado é baixo o suficiente para que seus punhos não fiquem voltados para cima ao digitar.
- Faça intervalos regulares das atividades que agravam a dor. Ao digitar, pare com frequência para repousar as mãos, mesmo que apenas por um momento. Repouse suas mãos sobre as laterais, não sobre os punhos.
- Um terapeuta ocupacional pode mostrar maneiras de aliviar a dor e inchaço e impedir que a síndrome volte.
- Analgésicos como ibuprofeno ou naproxeno podem aliviar a dor e o inchaço, de acordo com a orientação do seu médico.
- Diversos mousepads, descansos para digitação, teclados repartidos e talas para os punhos são projetados para aliviar a dor no punho. Algumas pessoas acreditam que estes dispositivos ajudam a melhorar os sintomas. Você pode tentar alguns tipos diferentes.
- Você pode apenas precisar utilizar uma tala à noite enquanto dorme. ajudando a reduzir o inchaço. Se isso não estiver funcionando, utilize a tala também durante o dia.
- Aplique compressas quentes ou frias durante o dia.
Para uma lesão recente:
- Repouse o punho. Mantenha-o elevado, acima do nível do coração.
- Aplique gelo à área sensível e inchada. Enrole o gelo em um pano. Não coloque gelo diretamente sobre a pele. Aplique o gelo por 10 a 15 minutos a cada hora durante o primeiro dia e a cada 3 a 4 horas depois disso.
- Tome medicamentos como ibuprofeno ou paracetamol, de acordo com as orientações do seu médico. Consulte a bula e não tome mais do que a dose recomendada.
- Pergunte ao seu médico se usar uma tala por vários dias é recomendado para o seu caso. Talas para o punho podem ser adquiridas em muitas farmácias e lojas de equipamentos médicos.
Para artrite não infecciosa:
- Realize exercícios para flexibilidade e fortalecimento todos os dias. Trabalhe com um fisioterapeuta para aprender os exercícios melhores e mais seguros para seu punho.
- Tente se exercitar após um banho quente para que seu punho esteja aquecido e menos rígido.
- Não realize exercícios quando seu punho estiver ativamente inflamado.
- Certifique-se de repousar a articulação adequadamente. Repouso e exercícios são importantes quando se tem artrite.
Qaundo contatar um profissional de saúde
Procure atendimento de emergência se:
- Não conseguir mover o punho, mão ou dedo
- Seu punho, mão ou dedos estiverem deformados
- Você estiver sangrando significativamente
Consulte seu médico imediatamente se:
- Você tiver febre acima de 37.7 oC
- Você tiver uma lesão de pele
- Houver inchaço e vermelhidão no seu punho e você tiver tido uma doença recente (como uma virose ou outra infecção)
Consulte seu médico se:
- Você tiver inchaço, vermelhidão ou rigidez em um ou ambos os punhos
- Você tiver dormência, formigamento ou fraqueza no punho, mão ou dedos além da dor no punho
- Você perder qualquer massa muscular no punho, mão ou dedos
- Não houver melhora da dor após 2 semanas de tratamento
O que esperar da consulta médica
Seu médico vai realizar um exame físico e fazer perguntas sobre seus sintomas. As perguntas podem incluir quando a dor no punho começou, o que pode ter causado a dor, se você tem dor em outro lugar e se teve uma lesão recente ou doença. Você também pode ser questionado sobre suas condições de trabalho.
Raios-X podem ser realizados. Se o seu médico acreditar que você tem uma infecção, gota ou pseudogota, pode-se remover líquido da articulação para examinar sob o microscópio.
Medicamentos anti-inflamatórios ou injeções de corticosteroide podem ser prescritos. Cirurgia pode ser necessária para tratar algumas condições.
Referências
Gaston RG, Robinson EP, Lourie GM. Hand and wrist diagnosis and decision making. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine: Principles and Practice. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 71.
Swigart CR, Fishman FG. Hand and wrist pain. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O'Dell JR, eds. Kelly and Firestein's Textbook of Rheumatology. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 50.
Zhao M, Burke DT. Median neuropathy (carpal tunnel syndrome). In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD Jr, eds. Essentials of Physical Medicine and Rehabilitation: Musculoskeletal Disorders, Pain, and Rehabilitation. 3rd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 36.
Data da revisão:
5/14/2017
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados