Dor no ombro
Definição
A dor no ombro diz respeito a qualquer dor nas articulações do ombro ou ao seu redor.
Nomes alternativos
Dor - ombro
Considerações
O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano. O manguito rotador no ombro é formado por quatro tendões. Esses tendões dão ao ombro uma ampla gama de movimentos.
Inchaço, inflamação, laceração ou alterações ósseas em torno desses tendões podem causar dor. Você pode sentir dor ao levantar o braço acima da cabeça ou movê-lo para frente ou para trás.
Causas
Os tendões passam por baixo de um rígido arco ósseo no ombro. A causa mais comum de dor no ombro é quando os tendões ficam presos sob esse arco. Os tendões comprimidos ficam inflamados ou danificados, uma condição chamada tendinite do manguito rotador ou bursite.
Outras causas de dor no ombro incluem:
- Artrite nas articulações do ombro
- Esporões ósseos na região do ombro
- Bursite, uma inflamação de uma bolsa cheia de líquido (bursa) que normalmente protege a articulação e ajuda a tornar o movimento mais suave
- Fraturas dos ossos do ombro
- Deslocamento do ombro
- Separação do ombro
- Síndrome do ombro congelado, que ocorre quando os músculos, tendões e ligamentos enrijecem dentro do ombro e tornam qualquer movimento doloroso e difícil
- Inflamação dos tendões próximos, como aqueles ligados aos músculos do bíceps dos braços, por excesso de uso ou lesão.
- Laceração dos tendões do manguito rotador
Às vezes, a dor no ombro pode ser causada por um problema em outra área do corpo, como no pescoço ou nos pulmões. Isso é chamado de dor referida. Geralmente, há dor em repouso e não há piora da dor ao mover o ombro.
Cuidados em casa
Medidas que podem melhorar a dor no ombro incluem:
- Colocar gelo na área do ombro por 15 minutos. Faça isso 3 a 4 vezes por dia durante 2 a 3 dias. Enrole o gelo em um pano. Não coloque gelo diretamente sobre a pele; isso pode lesionar a pele.
- Descanse seu ombro pelos próximos dias.
- Lentamente retorne às suas atividades regulares. Um fisioterapeuta poderá ajudá-lo a fazer isso com segurança.
- Tomar ibuprofeno ou paracetamol pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor, conforme orientação médica.
Os problemas do manguito rotador também podem ser tratados em casa.
- Se você já teve dor no ombro antes, use gelo e ibuprofeno após exercício físico.
- Aprenda exercícios para alongar e fortalecer os tendões do manguito rotador e os músculos do ombro. Um médico ou fisioterapeuta poderá recomendar exercícios.
- Se você estiver se recuperando de tendinite, continue fazendo exercícios de amplitude para evitar síndrome do ombro congelado.
- Tenha uma boa postura para manter os músculos e tendões dos ombros na posição correta.
Quando contatar um profissional de saúde
A dor súbita no ombro pode, ocasionalmente, ser um sinal de um ataque cardíaco. Ligue para um número de emergência como 192 se sentir pressão súbita ou uma dor forte no ombro, principalmente se partir do peito, mandíbula ou pescoço, ou se vier acompanhada de falta de ar, tontura ou sudorese.
Se você acabou de sofrer uma pancada forte ou lesão e seu ombro estiver inchado, muito machucado ou sangrando, procure um hospital.
Entre em contato com o seu médico caso:
- Tenha febre, inchaço ou vermelhidão
- Não consiga mover a articulação
- A dor dure mais que 1 a 2 semanas apesar do tratamento
- A pele do ombro ficar vermelha ou azulada
O que esperar da consulta médica
Seu médico realizará um exame físico, incluindo um exame detalhado do ombro. Ele fará perguntas que ajudarão no diagnóstico.
Exames complementares que podem ser solicitados incluem exames de sangue e de imagem, como raio-X ou ressonância magnética.
O tratamento poderá incluir:
- Anti-inflamatórios não esteroides
- Uma injeção de corticoide
- Encaminhamento para um fisioterapeuta
- Cirurgia se outros tratamentos não funcionarem
Se você tiver um problema no manguito rotador, seu médico provavelmente sugerirá recomendará exercícios e outros cuidados em casa.
Referências
Martin SD, Upadhyaya S, Thornhill TS. Shoulder pain. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O'Dell JR, eds. Kelly and Firestein's Textbook of Rheumatology. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 46.
Matzkin EG, Hampton DM, Gill TA. Shoulder diagnosis and decision making. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine: Principles and Practice. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 43.
Data da revisão:
9/7/2017
Revisão feita por: C. Benjamin Ma, MD, Professor, Chief, Sports Medicine and Shoulder Service, UCSF Department of Orthopaedic Surgery, San Francisco, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados