Giba na parte superior das costas (almofada adiposa dorsocervical)
Definição
Uma giba na parte superior das costas é um acúmulo de gordura na porção de trás do pescoço. O nome médico desta condição é almofada adiposa dorsocervical.
Nomes alternativos
Giba de búfalo; Coxim de gordura dorsocervical
Considerações
A giba nas costas não é, por si só, sinal de nenhuma condição específica. O médico deverá considerar esse quadro junto com outros sintomas e resultados de exames.
Causas
Causas incluem:
- Algumas drogas utilizadas para o tratamento do HIV/AIDS
- Uso prolongado de certos medicamentos esteroides, incluindo prednisona, cortisona e hidrocortisona
- Obesidade (geralmente há acúmulo de gordura generalizado)
- Hipercortisolismo (causado pela síndrome de Cushing)
A osteoporose pode causar uma curvatura anormal da coluna na área do pescoço denominada cifoescoliose, mas não causa o acúmulo de gordura na área posterior do pescoço.
Cuidados em casa
Caso a giba seja causada por algum medicamento, seu médico poderá recomendar a suspensão do medicamento ou a alteração da dosagem. Nunca pare de tomar qualquer medicamento sem antes conversar com seu médico.
Dieta e exercícios podem ajudá-lo a perder peso e aliviar acúmulos de gordura causados por obesidade.
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte seu médico se você apresentar uma giba inexplicada atrás dos ombros.
O que esperar da consulta médica
Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico e sintomas clínicos. Ele poderá solicitar exames para determinar a causa.
O tratamento dependerá da causa do acúmulo da gordura.
Referências
Bolognia JL, Schaffer JV, Duncan KO, Ko CJ. Lypodystrophies. In: Bolognia JL, Schaffer JV, Duncan KO, Ko CJ, eds. Dermatology Essentials. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 84.
Tsoukis MA, Mantzoros CS. Lypodystrophy syndromes. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 37.
Data da revisão:
5/7/2017
Revisão feita por: Brent Wisse, MD, Associate Professor of Medicine, Division of Metabolism, Endocrinology & Nutrition, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
2025

Todos os direitos reservados