Desmaio
Definição
O desmaio é uma perda rápida da consciência em virtude da redução do volume de sangue para o cérebro. O episódio dura menos de alguns minutos e a recuperação é rápida e completa. O nome médico para desmaio é síncope.
Nomes alternativos
Sensação de desfalecimento - desmaio; Síncope; Episódio vasovagal
Considerações
Quando você desmaia, você perde não só a consciência, mas também o tônus muscular e a coloração da face. Antes de desmaiar, você também pode sentir fraqueza e náusea. Você pode ter a sensação de que o campo visual está diminuindo (visão de túnel) ou ruídos de fundo estão desaparecendo no fundo.
Causas
O desmaio poderá ocorrer durante ou depois de:
- Tosse intensa
- Evacuação (especialmente se houver esforço)
- Permanência em pé durante muito tempo
- Urinar
O desmaio também pode estar associado a:
- Desgaste emocional
- Medo
- Dor intensa
Outras causas de desmaio incluem:
- Certos medicamentos, incluindo aqueles usados para tratar ansiedade, depressão, pressão arterial alta e alergias (essas drogas podem causar queda na pressão arterial)
- Uso de drogas ou de álcool
- Respiração rápida e profunda (hiperventilação)
- Nível baixo de açúcar no sangue
- Convulsões
- Queda súbita da pressão arterial (como aquela causada por hemorragia ou desidratação intensa)
- Levantar-se rapidamente de uma posição de repouso
As razões menos comuns mas mais graves de desmaio incluem doença cardíaca (como ritmo cardíaco anormal ou ataque cardíaco) e derrame. Essas condições são mais prováveis em pessoas com mais de 65 anos.
Cuidados em casa
Se houver história de desmaio, siga as instruções do seu médico sobre como prevenir esses episódios. Por exemplo, se você conhecer as situações que o levam a desmaiar, evite ou mude essas situações.
Levante-se lentamente da posição deitada ou sentada. Se retirar sangue leva você a desmaiar, informe o fato ao profissional de cuidados de saúde antes de se submeter ao exame de sangue e certifique-se de estar deitado para fazer o teste.
Você pode tomar medidas imediatas de tratamento em caso de desmaio de alguém:
- Verifique a respiração e as vias aéreas da vítima. Se necessário, ligue para um número de emergência como o 192 e inicie a respiração de resgate e a reanimação cardiopulmonar.
- Afrouxar as roupas apertadas ao redor do pescoço.
- Elevar os pés da pessoa acima do nível do coração (cerca de 30 cm).
- Se a pessoa vomitou, posicione-a de lado para evitar sufocamento.
- Mantenha a pessoa deitada por pelo menos 10 a 15 minutos, de preferência em local frio e silencioso. Se isso não for possível, coloque a pessoa sentada, com a cabeça para frente entre os joelhos.
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para um número de emergência como 192 se a pessoa que desmaiou:
- Caiu de um local alto, especialmente se apresentar lesão ou sangramento
- Não voltar rapidamente ao estado de alerta (dentro de alguns minutos)
- Estiver grávida
- Tiver mais de 50 anos
- For diabética (verificar braceletes de identificação clínica)
- Sentir dor, pressão ou desconforto no tórax
- Apresentar batimentos cardíacos esmagadores ou irregulares
- Apresentar falta da fala, problemas de visão ou for incapaz de movimentar um ou mais membros após recuperar consciência
- Apresentar convulsões, lesão na língua ou perda do controle da bexiga ou do intestino
Mesmo que a situação não seja uma emergência, você deverá consultar seu médico se nunca desmaiou antes, se desmaia com frequência ou se apresentar novos sintomas com desmaio. Marque uma consulta o mais rápido possível.
O que esperar da consulta médica
Seu médico fará perguntas para determinar se você apenas desmaiou, ou se aconteceu mais alguma coisa (como uma convulsão ou distúrbio no ritmo cardíaco) e para determinar a causa do episódio de desmaio. Se alguém testemunhou o episódio de desmaio, o depoimento sobre o evento pode ser muito útil.
O exame físico se concentrará no coração, pulmões e sistema nervoso. Sua pressão arterial pode ser medida em várias posições diferentes. Pessoas com suspeita de arritmia podem precisar de internação para verificação.
Os exames que podem ser realizados incluem:
- Exames de sangue para anemia ou desequilíbrios da química do corpo
- Monitoramento do ritmo cardíaco
- Ecocardiograma
- Eletrocardiograma (ECG)
- Eletroencefalograma (EEG)
- Monitor Holter
- Radiografia do tórax
O tratamento dependerá da causa do desmaio.
Referências
Calkins HG, Zipes DP. Hypotension and syncope. In: Mann DL, Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Braunwald E, eds. Braunwald's Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 40.
De Lorenzo RA. Syncope. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 15.
Walsh K, Hoffmayer K, Hamdan MH. Syncope: diagnosis and management. Curr Probl Cardiol. 2015;40(2):51-86. PMID: 25686850 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25686850.
Data da revisão:
4/26/2019
Revisão feita por: David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados