Fadiga é uma sensação de desgaste, cansaço ou falta de energia.
Cansaço; Desgaste; Exaustão; Letargia
A fadiga é diferente da sonolência. De modo geral, sonolência é sentir necessidade de dormir. A fadiga é uma falta de energia e motivação. Sonolência e apatia (sentimento de não se importar com o que acontece) podem ser sintomas concomitantes com a fadiga.
A fadiga pode ser uma resposta normal e importante a esforço físico, tensão emocional, tédio ou falta de sono. A fadiga é um sintoma comum e geralmente não ocorre em decorrência de uma doença séria. Entretanto, ela também pode ser sinal de uma doença mental ou física mais grave. Quando a fadiga não melhora com sono suficiente, boa nutrição ou um ambiente pouco estressante, ela deve ser avaliada por um médico.
Existem muitas causas possíveis para a fadiga, como:
A fadiga também pode ocorrer nas seguintes doenças:
Certos medicamentos também podem causar sonolência ou fadiga, incluindo anti-histamínicos para alergias, medicamentos para pressão arterial, comprimidos para dormir, esteroides e diuréticos.
Síndrome da fadiga crônica é uma condição na qual sintomas de fadiga persistem por 6 meses ou mais e não melhoram com repouso. A fadiga pode piorar com atividade física ou estresse mental. Ela é diagnosticada baseada em um grupo específico de sintomas e depois que todas as demais causas são descartadas.
Algumas dicas para reduzir a fadiga:
Se você tiver dor crônica ou depressão, tratá-la geralmente melhora a fadiga. Alguns antidepressivos podem causar ou piorar a fadiga. Neste caso, o seu médico poderá ajustar a dose ou mudar o seu medicamento. Nunca suspenda ou altere nenhuma medicação antes conversar com o seu médico.
Estimulantes (inclusive cafeína) não são tratamentos eficazes para a fadiga. Na verdade, eles podem piorar o problema quando seu uso for suspenso. Os sedativos também tendem a piorar a fadiga.
Entre em contato imediatamente com o seu médico se:
Agende uma consulta se:
O médico realizará um exame físico completo, prestando atenção especial ao coração, linfonodos, tireoide, abdome e sistema nervoso. O médico fará perguntas sobre seu histórico clínico, sintomas, estilo de vida, hábitos e sentimentos.
Os exames que podem ser feitos são:
O tratamento dependerá da causa dos seus sintomas.
Bennett RM. Fibromyalgia, chronic fatigue syndrome, and myofascial pain. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 274.
Thames TA, Karrh LR, Bajorek E, Higgins CC. Fatigue. In: Paulman PM, Harrison J, Paulman A, Nasir LS, Collier DS, Bryan S. Signs and Symptoms in Family Medicine. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2012:chap 22.