Fadiga
Definição
Fadiga é uma sensação de desgaste, cansaço ou falta de energia.
Nomes alternativos
Cansaço; Desgaste; Exaustão; Letargia
Considerações
A fadiga é diferente da sonolência. De modo geral, sonolência é sentir necessidade de dormir. A fadiga é uma falta de energia e motivação. Sonolência e apatia (sentimento de não se importar com o que acontece) podem ser sintomas concomitantes com a fadiga.
A fadiga pode ser uma resposta normal e importante a esforço físico, tensão emocional, tédio ou falta de sono. A fadiga é um sintoma comum e geralmente não ocorre em decorrência de uma doença séria. Entretanto, ela também pode ser sinal de uma doença mental ou física mais grave. Quando a fadiga não melhora com sono suficiente, boa nutrição ou um ambiente pouco estressante, ela deve ser avaliada por um médico.
Causas
Existem muitas causas possíveis para a fadiga, como:
A fadiga também pode ocorrer nas seguintes doenças:
Certos medicamentos também podem causar sonolência ou fadiga, incluindo anti-histamínicos para alergias, medicamentos para pressão arterial, comprimidos para dormir, esteroides e diuréticos.
Síndrome da fadiga crônica é uma condição na qual sintomas de fadiga persistem por 6 meses ou mais e não melhoram com repouso. A fadiga pode piorar com atividade física ou estresse mental. Ela é diagnosticada baseada em um grupo específico de sintomas e depois que todas as demais causas são descartadas.
Cuidados em casa
Algumas dicas para reduzir a fadiga:
- Durma o suficiente todas as noites.
- Siga uma dieta saudável, balanceada e beba bastante água durante o dia.
- Faça exercícios regularmente.
- Aprenda maneiras melhores de relaxar. Tente ioga ou meditação.
- Mantenha uma agenda pessoal e profissional razoável.
- Mude ou diminua os fatores estressantes, se possível. Por exemplo, tire férias ou resolva problemas de relacionamento.
- Tome um suplemento multivitamínico de acordo com orientação médica. Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.
- Evite o uso de álcool, nicotina e drogas.
Se você tiver dor crônica ou depressão, tratá-la geralmente melhora a fadiga. Alguns antidepressivos podem causar ou piorar a fadiga. Neste caso, o seu médico poderá ajustar a dose ou mudar o seu medicamento. Nunca suspenda ou altere nenhuma medicação antes conversar com o seu médico.
Estimulantes (inclusive cafeína) não são tratamentos eficazes para a fadiga. Na verdade, eles podem piorar o problema quando seu uso for suspenso. Os sedativos também tendem a piorar a fadiga.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato imediatamente com o seu médico se:
- Você estiver confuso ou com vertigem
- Tiver visão borrada
- Tiver pouca ou nenhuma urina, ou inchaço e aumento de peso recentes
- Tiver ideias suicidas ou de autoflagelo
Agende uma consulta se:
- Tiver fraqueza ou fadiga sem explicação, principalmente se também apresentar febre ou perda de peso não intencional
- Tiver constipação, pele seca, aumento de peso ou não tolerar o frio
- Você acordar e dormir novamente várias vezes durante a noite
- Tiver dores de cabeça o tempo todo
- Estiver tomando medicamentos, prescritos ou não, ou usando drogas que possam causar fadiga ou sonolência
- Sentir-se triste ou deprimido
- Tiver insônia
O que esperar da consulta médica
O médico realizará um exame físico completo, prestando atenção especial ao coração, linfonodos, tireoide, abdome e sistema nervoso. O médico fará perguntas sobre seu histórico clínico, sintomas, estilo de vida, hábitos e sentimentos.
Os exames que podem ser feitos são:
- Exames de sangue para detectar anemia, diabetes, doenças inflamatórias e possíveis infecções
- Exames da função renal
- Exames de função hepática
- Exames de função da tireoide
- Exame de urina
O tratamento dependerá da causa dos seus sintomas.
Referências
Bennett RM. Fibromyalgia, chronic fatigue syndrome, and myofascial pain. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 274.
Thames TA, Karrh LR, Bajorek E, Higgins CC. Fatigue. In: Paulman PM, Harrison J, Paulman A, Nasir LS, Collier DS, Bryan S. Signs and Symptoms in Family Medicine. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2012:chap 22.
Data da revisão:
4/30/2015
Revisão feita por: Laura J. Martin, MD, MPH, ABIM Board Certified in Internal Medicine and Hospice and Palliative Medicine, Atlanta, GA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.

Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
2025 A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
2025

Todos os direitos reservados