Olfato prejudicado é a perda parcial ou total do olfato.
Perda de olfato; Anosmia; Hiposmia; Parosmia
A perda do olfato pode ocorrer com condições que impedem que o ar atinja receptores olfativos localizados dentro do nariz ou perda ou lesão dos receptores olfativos. A perda do olfato não é grave, mas às vezes pode ser um sinal de uma condição do sistema nervoso.
A perda temporária de olfato é comum com resfriados e alergias nasais, como rinite alérgica. Ela pode ocorrer depois de uma doença viral.
Alguma perda de olfato ocorre com o envelhecimento. Na maioria dos casos, não há motivo óbvio e não existe tratamento.
O olfato também aumenta sua capacidade de sentir gosto. Muitas pessoas que perdem o olfato também reclamam que perdem o paladar. A maioria ainda consegue distinguir entre gostos salgados, doces, azedos e amargos, que são sentidos na língua. Elas podem não conseguir diferenciar outros sabores. Alguns condimentos (como pimenta) podem afetar os nervos da face. Você pode senti-los em vez de cheirá-los.
Causas incluem:
Tratar a causa do problema pode corrigir o olfato. O tratamento pode incluir:
Evite usar descongestionantes nasais em excesso, o que pode levar à congestão nasal frequente.
Se você perder o olfato, poderá ter alterações no paladar. Adicionar alimentos altamente condimentados à sua dieta pode ajudar a estimular as sensações de gosto que você ainda tem.
Melhore sua segurança em casa usando detectores de fumaça e aparelhos elétricos em vez de a gás. Você pode não conseguir sentir cheiro de gás se houver vazamento. Além disso, instale equipamentos que detectam vapores de gás em casa. Preste atenção à data de validade dos alimentos; você pode não perceber pelo cheiro que o alimento está estragado.
Não há tratamento para a perda de olfato causada pelo envelhecimento.
Se você tiver perda de olfato devido a uma infecção recente no trato respiratório superior, tenha paciência. O olfato poderá voltar ao normal sem tratamento.
Entre em contato com o seu médico se:
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico e sintomas atuais. As perguntas podem incluir:
O médico irá observar seu nariz e áreas em volta dele. Os exames que podem ser realizados incluem:
Se a perda de olfato for causada por um nariz entupido (congestão nasal), descongestionantes ou anti-histamínicos podem ser receitados.
Outros tratamentos para nariz entupido incluem:
Baloh RW, Jen JC. Smell and taste. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 427.
Leopold DA, Holbrook EH. Physiology of olfaction. In: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Cummings Otolaryngology: Head & Neck Surgery. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 39.