Congestão nasal
Definição
A congestão ocorre quando há edema do tecido de revestimento nasal. O edema é causado pela inflamação dos vasos sanguíneos do nariz.
Poderá haver também secreção ou coriza. Tosse e dor de garganta podem ocorrer se o muco descer pela parte de trás da garganta (gotejamento pós-nasal).
Nomes alternativos
Nariz - congestionado; Nariz congestionado; Nariz entupido; Gotejamento pós-nasal; Rinorreia
Causas
Um nariz entupido normalmente é causado por um vírus ou bactéria. As causas incluem:
A congestão tipicamente desaparece sozinha em menos de uma semana.
A congestão também pode ser causada por:
- Rinite alérgica ou outras alergias
- Uso de alguns sprays nasais ou gotas por mais de 3 dias (podem piorar a congestão)
- Pólipos nasais, pequenos crescimentos em forma de saco que podem aparecer no nariz e nos seios da face, com inflamação do tecido de revestimento
- Gravidez
- Rinite vasomotora
Cuidados em casa
Diminuir a viscosidade do muco ajudará a drenagem do nariz e dos seios nasais, aliviando os sintomas. Beber bastante líquido é uma medida importante para deixar o muco menos espesso. Outras medidas incluem:
- Coloque uma toalha morna e úmida no rosto várias vezes ao dia.
- Inalação com vapor 2 a 4 vezes ao dia. Uma maneira de fazer isso é ficar no banheiro com o chuveiro ligado. Não inale o vapor quente.
- Use um vaporizador ou umidificador.
Uma lavagem nasal pode ajudar a remover o muco do nariz.
- Você pode comprar uma solução salina em uma farmácia ou fazer um em casa. Para fazer um, use 1 xícara (240 ml) de água morna, 1/2 colher de chá (3 g) de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio.
- Use sprays nasais salinos suaves 3 a 4 vezes por dia.
O congestionamento é geralmente pior quando você está deitado. Mantenha-se ereto ou pelo menos mantenha a cabeça elevada.
Algumas lojas vendem fitas adesivas que podem ser colocadas no nariz. Elas ajudam a alargar as narinas, facilitando a respiração.
Medicamentos que podem ajudar a diminuir os seus sintomas incluem:
- Descongestionantes são medicamentos que diminuem e secam a mucosa do nariz. Eles podem ajudar a secar um nariz escorrendo ou entupido.
- Os anti-histamínicos são medicamentos que tratam os sintomas da alergia. Alguns anti-histamínicos deixam você com sono, portanto, use com cuidado.
- Os sprays nasais podem aliviar o entupimento. Não use sprays nasais de venda livre por mais de 3 dias seguidos, a menos que seja recomendado pelo seu médico.
Muitos remédios para tosse, alergia e resfriado que você compra têm mais de um ingrediente ativo dentro dele. Leia atentamente os rótulos para se certificar de que você não está tomando uma dose alta de algum ingrediente ativo. Pergunte ao seu médico quais medicamentos para resfriado são seguros para você.
Se você tem alergias:
- Seu médico também poderá prescrever sprays nasais que tratam os sintomas da alergia.
- Aprenda a evitar desencadeadores que pioram as alergias.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se você ou seu filho tiver:
- Nariz entupido com inchaço da testa, olhos, lateral do nariz ou bochecha, ou se houver visão borrada
- Piora da dor de garganta ou pontos brancos ou amarelos nas amígdalas ou outra parte da garganta
- Secreção nasal com cheiro ruim, que sai de apenas uma narina ou que não seja clara ou amarelada
- Episódios de tosse que duram mais de 10 dias ou tosse que produz muco amarelo-esverdeado ou cinza
- Secreção nasal após uma lesão ou trauma da cabeça
- Sintomas que duram mais de 3 semanas
- Secreção nasal com febre
O que esperar no consultório do seu médico
Seu médico pode realizar um exame físico, com foco no sistema respiratório superior, ouvidos, nariz e garganta.
Os seguintes exames diagnósticos podem ser solicitados:
- Exames na pele e de sangue para alergia
- Exames de sangue
- Cultura da secreção e cultura da garganta
- Radiografias dos seios da face e radiografia do tórax
Referências
Bachert C, Calus L, Gevaert P. Rhinosinusitis and nasal polyps. In: Adkinson NF, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Middleton's Allergy: Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 43.
Corren J, Baroody FM, Pawankar R. Allergic and nonallergic rhinitis. In: Adkinson NF, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Middleton's Allergy: Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 42.
Data da revisão:
8/26/2017
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados