O tinnitus (zumbido) é o termo médico para ruídos nos ouvidos quando não há fonte externa de sons.
Os ruídos ouvidos podem ser altos ou baixos. Eles podem ter som de campainha, sopro, rugido, zunido, assobio, sussurro ou chiado. Você pode chegar a pensar que está ouvindo o vento, água corrente, o interior de uma concha ou notas musicais.
Zumbido nos ouvidos; Ruídos ou zunido nos ouvidos; Zunido no ouvido; Tinnitus; Otite média - zumbido; Aneurisma - zumbido; Infecção de ouvido - zumbido; Doença de Ménière - zumbido
O tinnitus é comum. A maioria das pessoas apresenta alguma forma de tinnitus leve de vez em quando, que dura apenas alguns minutos. No entanto, o tinnitus constante ou recorrente causa estresse e dificulta a concentração e o sono.
O tinnitus pode ser:
Ainda não foi determinado ao certo o que faz com que uma pessoa ouça sons sem que haja uma fonte sonora externa. No entanto, o tinnitus pode ser um sintoma da maioria dos problemas de ouvido, incluindo:
Antibióticos, aspirina e outros medicamentos também podem causar ruídos na audição. Álcool, cafeína e tabagismo podem piorar o tinnitus.
O tinnitus pode ocorrer juntamente com a perda de audição. Ocasionalmente, é um sinal de hipertensão, alergia ou anemia. Em raras ocasiões, o tinnitus é o sinal de algum problema sério, como um tumor ou um aneurisma.
O tinnitus é comum em idosos entre 65 e 74 anos.
O tinnitus é geralmente mais evidenciado à noite, quando você está na cama, porque os ruídos do ambiente são mais baixos. Para mascarar o zumbido e torná-lo menos irritante, ruído de fundo usando os seguintes dispositivos pode ajudar:
Cuidados incluem:
Entre em contato com o seu médico se:
Os seguintes exames podem ser feitos:
TRATAMENTOS
Se o médico puder determinar a causa, a solução do problema (por exemplo, a remoção de cera do ouvido) deverá eliminar os sintomas.
Conte ao médico sobre todos os medicamentos que toma atualmente, incluindo remédios vendidos sem necessidade de prescrição médica, vitaminas e suplementos. Não interrompa nenhuma medicação sem antes comunicar ao médico.
Vários medicamentos têm sido usados para diminuir os sintomas do tinnitus, mas nem todos funcionam sempre.
O mascarador do zumbido é um dispositivo utilizado como uma prótese auditiva. Ele ajuda em alguns casos. Ele fornece som baixo diretamente ao ouvido para cobrir ou disfarçar o ruído que esteja incomodando.
Uma prótese auditiva pode ajudar a reduzir o ruído no ouvido e ampliar os sons externos.
Em alguns casos, a orientação psicológica pode ajudar o indivíduo a conviver com o tinnitus. Seu médico pode recomendar um treinamento em biofeedback.
Alguns indivíduos têm tentado terapias alternativas para tratar o tinnitus. No entanto, a eficácia desses métodos não é comprovada. Fale com um médico antes de tentar qualquer terapia alternativa.
Bauer CA. Tinnitus and hyperacusis. In: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Cummings Otolaryngology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 151.
Tunkel DE, Bauer CA, Sun GH, et al. Clinical practice guideline: tinnitus. Otolaryngol Head Neck Surg. 2014;151(2 Suppl):S1-S40. PMID: 25273878 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25273878.