A prega epicântica é a pele na pálpebra superior que cobre o canto interno do olho. A prega vai do nariz até o lado interno da sobrancelha.
Prega palpebronasal
A presença de uma prega epicântica é normal em pessoas com ascendência asiática. Uma prega epicântica também é comum em crianças com síndrome de Down. Pregas epicânticas também podem ser vistas em crianças pequenas de qualquer raça antes de a ponte no nariz começar a se elevar.
Pregas epicânticas podem ser normais para descendentes de asiáticos e alguns bebês não asiáticos. Elas podem ser vistas em crianças pequenas de qualquer raça antes de a ponte do nariz começar a se elevar. Entretanto, pregas epicânticas também podem ocorrer em algumas condições médicas, incluindo:
Normalmente, nenhum cuidado em casa é necessário.
Este traço normalmente é encontrado antes ou durante o primeiro exame do bebê. Entre em contato com o seu médico se notar pregas epicânticas nos olhos de seu filho e o motivo para sua presença for desconhecido.
O profissional de saúde obterá um histórico médico e realizará um exame físico.
Perguntas para o histórico médico documentando pregas epicânticas detalhadamente podem incluir:
Uma criança que não é asiática e nasceu com pregas epicânticas pode ser examinada para sinais adicionais de síndrome de Down ou outras desordens genéticas.
Olitsky SE, Hug D, Plummer LS, Stahl ED, Ariss MM, Lindquist TP. Abnormalities of the lids. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 624.
Orge FH, Grigorian F. Examination and common problems of the neonatal eye. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Fanaroff and Martin's Neonatal-Perinatal Medicine. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 103.