Dor no pescoço
Definição
A dor no pescoço é o desconforto em alguma das estruturas do pescoço. Essas estruturas incluem músculos, nervos, vértebras, articulações e discos intervertebrais.
Nomes alternativos
Dor - pescoço; Rigidez no pescoço; Cervicalgia; Torcicolo; Lesão em chicotada
Considerações
Quando seu pescoço está dolorido, pode ser difícil movimentá-lo, principalmente para um dos lados. Muitas pessoas descrevem isso como rigidez no pescoço ou torcicolo.
Se a dor no pescoço envolver nervos, você pode sentir dormência, formigamento ou fraqueza no braço ou na mão.
Causas
Uma causa comum da dor no pescoço é tensão muscular. Geralmente, as atividades diárias são responsáveis por isso, incluindo:
- Curvar-se durante horas sobre uma mesa de escritório
- Ter má postura ao assistir TV ou ler
- Colocar o monitor do computador muito alto ou muito baixo
- Dormir em uma posição desconfortável
- Torcer e girar o pescoço abruptamente ao fazer exercícios
- Levantar objetos rapidamente ou com má postura
Acidentes traumáticos ou quedas podem provocar lesões graves no pescoço, como fraturas vertebrais, traumatismo em chicotada, lesões em vasos sanguíneos e até paralisia.
Outras causas incluem:
- Outras doenças, como fibromialgia
- Artrite cervical ou espondilose
- Ruptura de disco intervertebral
- Pequenas fraturas da coluna por osteoporose
- Estenose espinhal (estreitamento do canal espinhal)
- Entorse
- Infecção da coluna (osteomielite, discite, abscesso)
- Torcicolo
- Câncer que afeta a coluna
Cuidados em casa
O tratamento dependerá da causa da dor. O seu médico poderá orientá-lo sobre:
- Como aliviar a dor
- Qual deverá ser o seu nível de atividade física
- Quais medicamentos você poderá tomar
Para causas menores e comuns de dor no pescoço:
- Você poderá tomar analgésicos comuns como ibuprofeno ou paracetamol, conforme orientação médica.
- Aplique calor ou gelo na área dolorida. Use gelo nas primeiras 48 a 72 horas e, depois disso, calor.
- O calor pode ser aplicado com duchas quentes, compressas quentes ou uma almofada térmica. Para prevenir lesão da pele, não durma com a almofada térmica ou bolsa de gelo.
- Interrompa a atividade física normal durante os primeiros dias. Isso ajuda a acalmar os sintomas e reduzir a inflamação.
- Faça exercícios de pequena amplitude de movimento, para cima e para baixo, de um lado para o outro e de uma orelha para outra, para alongar moderadamente os músculos do pescoço.
- Peça a alguém para fazer massagem nas áreas doloridas.
- Tente dormir em um colchão firme e com um travesseiro que apoia o pescoço, ou com um travesseiro especial para o pescoço.
- Um colar cervical por um curto período pode aliviar o desconforto. Discuta com o seu médico. Usar o colar por muito tempo pode enfraquecer os músculos do pescoço. Remova o colar cervical frequentemente para fortalecer os músculos do pescoço.
Quando entrar em contato com um profissional de saúde
Procure ajuda médica imediatamente se:
- Você tiver febre e dor de cabeça e seu pescoço estiver rígido a ponto de não conseguir tocar o peito com o queixo. Isso pode ser um sinal de meningite. Ligue para um número de emergência local (como 192) ou vá para o hospital.
- Você tiver sintomas de ataque cardíaco, como falta de ar, suor, náusea, vômitos ou dor no braço ou na mandíbula.
Entre em contato com o seu médico se:
- Os sintomas não desaparecerem depois de uma semana de tratamento
- Você tiver dormência, formigamento ou fraqueza no braço ou na mão
- A dor no pescoço for causada por uma queda, golpe ou lesão (se não puder mover o braço ou a mão, peça para alguém ligar para 192)
- Tiver linfonodos inchados ou um caroço no pescoço
- Sua dor não desaparecer com doses normais de analgésicos comuns
- Tiver dificuldade para engolir ou respirar juntamente com a dor no pescoço
- A dor piorar ao deitar ou se acordar você durante a noite
- Sua dor for tão forte que você não consegue ficar confortável
- Você perder o controle para urinar ou evacuar
- Você tiver dificuldade para caminhar ou perda de equilíbrio
O que esperar da consulta médica
O médico fará um exame físico e perguntas detalhadas sobre a dor no pescoço, como com que frequência ela ocorre e qual a intensidade da dor.
Seu médico provavelmente não pedirá exames na primeira consulta, a não ser que você tenha sintomas ou um histórico clínico que sugira tumor, infecção, fratura ou distúrbio nervoso grave. Nesse caso, os seguintes exames podem ser solicitados:
- Raios-X do pescoço
- Tomografia computadorizada do pescoço ou da cabeça
- Exames de sangue, como hemograma completo
- Ressonância magnética do pescoço
Se a dor for causada por espasmo muscular ou por um nervo pinçado, o médico poderá receitar um relaxante muscular e possivelmente um analgésico mais forte. Ele poderá ainda receitar corticoides para diminuir a inflamação. Se houver lesão nervosa, ele poderá encaminhar você para um neurologista, neurocirurgião ou cirurgião ortopédico.
Referências
Cheng JS, Vasquez-Castellanos R, Wong C. Neck pain. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O'Dell JR, eds. Kelly and Firestein's Textbook of Rheumatology. 10th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 45.
Cohen SP. Epidemiology, diagnosis, and treatment of neck pain. Mayo Clin Proc. 2015;90(2):284-299. PMID: 25659245 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25659245.
Najera LV, Alleva JT, Mohr N, Origenes AK, Hudgins TH. Cervical sprain or strain. In: Frontera WR, Silver JK, Rizzo TD, eds. Essentials of Physical Medicine and Rehabilitation. 3rd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 6.
Ronthal M. Arm and neck pain. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Bradley's Neurology in Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 31.
Data da revisão:
1/14/2018
Revisão feita por: Linda J. Vorvick, MD, Clinical Associate Professor, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados