Dor de cabeça
Definição
Uma cefaleia é dor ou desconforto na cabeça, no couro cabeludo ou no pescoço. Causas sérias de cefaleias são muito raras. A maioria das pessoas com cefaleias pode se sentir muito melhor ao fazer mudanças de estilo de vida, aprender maneiras de relaxar e, às vezes, tomar medicamentos.
Nomes alternativos
Dor - cabeça; Cefaleias de rebote; Cefaleias por uso excessivo de medicamentos
Causas
O tipo de cefaleia mais comum é a cefaleia tensional. Ela é comumente causada por músculos tensos nos ombros, pescoço, couro cabeludo e mandíbula. A cefaleia tensional:
- Pode estar relacionada ao estresse, depressão, ansiedade, lesão da cabeça ou manter a cabeça e o pescoço em uma posição anormal.
- A dor comumente ocorre em ambos os lados da sua cabeça. Muitas vezes, ela começa na parte de trás da cabeça com irradiação para a parte da frente. A dor pode maçante ou em aperto, como uma sensação de ter uma faixa apertada na cabeça. Pode haver ainda sensação de aperto ou dor nos ombros, pescoço ou mandíbula.
Enxaqueca envolve dor de cabeça intensa. Ela geralmente ocorre com outros sintomas, como mudanças na visão, sensibilidade ao som ou à luz, ou náuseas.
- A dor da enxaqueca pode ser descrita como latejante ou pulsante. Ela tende a começar de um lado da cabeça, embora possa se espalhar para os dois lados.
- A dor de cabeça pode estar associada a uma aura. Aura é um grupo de sintomas de alerta que começam antes da dor de cabeça. A dor geralmente piora quando você tenta se mover.
- As enxaquecas podem ser desencadeadas por alimentos, como chocolate, certos queijos ou glutamato monossódico. Pessoas que consomem cafeína podem ter cefaleias quando não consomem sua quantidade diária habitual. A falta de sono e o álcool também podem ser fatores desencadeantes.
Cefaleias de rebote são dores de cabeça que continuam voltando. Elas geralmente ocorrem por uso excessivo de medicamentos para dor. As pessoas que tomam analgésicos por mais de 3 dias por semana regularmente podem desenvolver este tipo de cefaleia.
Outros tipos de cefaleias:
- Cefaleias em salvas são dores de cabeça agudas e muito dolorosas que tendem a ocorrer várias vezes por dia durante meses e, depois, sumir por um período de tempo semelhante. Elas são muito menos comuns do que outros tipos de cefaleias.
- Cefaleias por sinusite podem causar dor na parte frontal da cabeça e no rosto. Elas se devem a inflamações nos seios da face, atrás das bochechas, nariz e olhos. A dor tende a ser pior quando se inclina para a frente e ao acordar de manhã.
- Cefaleias podem ocorrer se tiver um resfriado, gripe, febre ou tensão pré-menstrual.
- Dor de cabeça pode ocorrer devido a uma doença chamada arterite temporal, com inflamação da artéria inchada que fornece sangue para parte da cabeça, templo e área do pescoço.
Causas raras de cefaleia incluem:
- Sangramento na área entre o cérebro e o tecido de revestimento (hemorragia subaracnóidea)
- Pressão sanguínea muito elevada
- Infecções cerebrais como meningite, encefalite ou abscesso
- Tumor cerebral
- Acúmulo de líquido dentro do crânio (hidrocefalia)
- Aumento da pressão dentro do crânio com sintomas semelhantes aos de um tumor (hipertensão intracraniana idiopática ou pseudotumor cerebral)
- Envenenamento por monóxido de carbono
- Falta de oxigênio durante o sono (apneia do sono)
- Problemas com os vasos sanguíneos e hemorragias no cérebro, como malformação arteriovenosa, aneurisma cerebral ou acidente vascular cerebral
Cuidados domésticos
Há coisas que você pode fazer para gerenciar episódios de dor de cabeça em casa, especialmente em casos de enxaqueca ou cefaleia tensional. Tente tratar os sintomas imediatamente.
Quando os sintomas da enxaqueca começarem:
- Beba água para evitar a desidratação, especialmente se você vomitou.
- Descanse em uma sala silenciosa e escura.
- Coloque um pano frio na sua cabeça.
- Use técnicas de relaxamento.
Um diário pode ajudar a identificar o que desencadeia seus sintomas. Quando um episódio de cefaleia ocorrer, anote:
- Dia e horário em que a cefaleia começou
- O que você comeu nas últimas 24 horas
- Quanto dormiu na noite anterior
- O que estava fazendo e no que pensava logo antes de a cefaleia começar
- O que você fez para ela parar
Revise seu diário com o seu médico para identificar fatores desencadeadores ou um padrão para seus episódios de dor de cabeça. Isso pode ajudá-lo e seu médico a criar um plano de tratamento. Conhecer os fatores desencadeantes poderá ajudá-lo a evitá-los.
Seu médico pode já ter prescrito medicamentos para tratar seu tipo de dor de cabeça. Nesse caso, tome o medicamento exatamente conforme instruído.
Para cefaleia tensional, paracetamol, aspirina ou ibuprofeno podem ser úteis. Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico. Entre em contato com o seu médico se você estiver tomando medicamentos analgésicos por 3 ou mais dias por semana.
Quando contatar um profissional de saúde
Algumas cefaleias podem ser sinal de doenças mais graves. Procure assistência médica imediatamente nas seguintes situações:
- Esta for a primeira cefaleia que você teve na vida e ela interferir em suas atividades diárias.
- Sua cefaleia vier repentinamente e for explosiva ou violenta.
- Você descrever sua cefaleia como "a pior de todas", mesmo se você tem dores de cabeça regularmente.
- Você também ficar com a fala embolada, apresentar alteração na visão, problemas para mover braços ou pernas, perda de equilíbrio, confusão ou perda de memória além da cefaleia.
- Sua cefaleia piorar ao longo de um período de 24 horas.
- Você também tem febre, pescoço endurecido, náusea e vômitos com a cefaleia.
- Sua cefaleia ocorre após uma lesão na cabeça.
- Sua cefaleia é grave e apenas em um olho, com vermelhidão nesse olho.
- Você tem tido episódios de dor de cabeça apenas recentemente, principalmente se você tiver mais de 50 anos.
- Sua cefaleia está associada a problemas de visão, dor ao mastigar e perda de peso.
- Você tem história de câncer ou doença autoimune (como HIV/AIDS) e desenvolve um novo padrão de dor de cabeça.
O que esperar da consulta médica
Seu médico fará um histórico médico e examinará sua cabeça, olhos, ouvidos, nariz, garganta, pescoço e sistema nervoso.
Seu médico fará perguntas a respeito da sua dor de cabeça. O diagnóstico se baseia normalmente em seu histórico de sintomas.
Exames diagnósticos que podem ser realizados incluem:
- Exame de sangue ou punção lombar para descartar infecções
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética da cabeça se você apresentar sinais que podem indicar uma doença mais grave ou se a cefaleia ocorre por tempo prolongado
- Radiografia dos seios da face
- Angiografia por tomografia computadorizada ou ressonância magnética
Referências
Digre KB. Headaches and other head pain. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 398.
Ferri FF. Cluster headache. In: Ferri FF, ed. Ferri's Clinical Advisor 2016. Philadelphia: PA Elsevier Mosby; 2016:347.
Schoenen J, Sava SL. Tension-type headache. In: McMahon SB, Koltzenburg M, Tracey I, Turk DC, eds. Wall and Melzack's Textbook of Pain. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 59.
Silberstein SD. Headache management. In: Benzon HT, Rathmell JP, Wu CL, Turk DC, Argoff CE, Hurley RW, eds. Practical Management of Pain. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2014:chap 30.
Data da revisão:
1/5/2016
Revisão feita por: Joseph V. Campellone, MD, Division of Neurology, Cooper University Hospital, Camden, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados