Choro - excessivo (0-6 meses)

Definição

O choro é uma forma de comunicação importante para os bebês. No entanto, o choro excessivo pode ser um sinal de algo que precisa de tratamento.

Nomes alternativos

Bebês - choro excessivo

Considerações

Bebês normalmente choram um total de 1 a 3 horas por dia. É perfeitamente normal um bebê chorar na tentativa de comunicar fome, sede, desconforto, cansaço ou solidão. Também é normal um bebê ficar inquieto durante um período à noite.

No entanto, se um bebê chora com frequência, isso pode indicar um problema que exige tratamento.

Causas

Causas de choro em bebês podem incluir:

Cuidados em casa

O tratamento dependerá da causa. Siga as recomendações do seu pediatra.

Se o bebê parece constantemente com fome apesar de amamentações curtas e frequentes, consulte um profissional para verificar se o crescimento está normal e avaliar os horários de alimentação.

Se o choro se deve a tédio ou solidão, pode ser útil tocar, segurar e falar mais com o bebê e colocá-lo ao alcance da vista. Coloque brinquedos seguros para bebês onde a criança possa vê-los. Se o choro se deve a problemas para dormir, enrole o bebê firmemente em uma manta para bebê antes de colocá-lo para dormir.

Para choro excessivo em bebês devido ao frio, vista-o com roupas mais quentes ou ajuste a temperatura. Normalmente, se os adultos sentem frio, o bebê também sente frio.

Sempre verifique possíveis causas de dor ou desconforto em um bebê que chora. Quando fraldas de pano são usadas, procure alfinetes que se soltaram ou fios soltos que se enrolaram em dedos das mãos ou pés. Assaduras também podem ser desconfortáveis.

Meça a temperatura para ver se o bebê tem febre. Verifique o bebê dos pés à cabeça à procura de ferimentos. Preste atenção em particular aos dedos das mãos e dos pés e à genitália. Não é incomum um fio de cabelo se enrolar em alguma parte de seu bebê, criando um "torniquete" doloroso.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

O que esperar no consultório do seu médico

O médico fará um exame físico e perguntas sobre o histórico médico e os sintomas do bebê. Perguntas podem incluir:

O médico irá verificar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Antibióticos podem ser receitados se o bebê tiver uma infecção bacteriana.

Referências

American Academy of Pediatrics. Responding to your baby's cries. Healthychildren.org Web site. Updated November 21, 2015. www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/crying-colic/Pages/Responding-to-Your-Babys-Cries.aspx. Accessed January 13, 2017.

Pomeranz AJ, Sabnis S, Busey SL, Kliegman RM. Irritable infant (fussy or excessively crying infant). Pomeranz AJ, Sabnis S, Busey SL, Kliegman RM, eds. Pediatric Decision-Making Strategies. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 79.


Data da revisão: 12/9/2016
Revisão feita por: Neil K. Kaneshiro, MD, MHA, Clinical Assistant Professor of Pediatrics, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997- A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997- adam.comTodos os direitos reservados