Cuidado dental - adulto
Definição
Cáries e doença da gengiva são causadas por placa, uma combinação viscosa de bactérias e comida. A placa começa a se acumular nos dentes dentro de poucos minutos após uma refeição. Se não houver higiene bucal cuidadosa todos os dias, a placa levará a doença da gengiva e cáries. Se você não remover a placa, ela se transformará em um depósito rígido chamado tártaro, que fica preso na base do dente. Placa e tártaro irritam e inflamam as gengivas. Bactérias e as toxinas que elas produzem fazem com que as gengivas causam infecção, inchaço e dor na gengiva.
Ao cuidar bem dos seus dentes e gengivas, você pode ajudar a evitar problemas como cáries e problemas na gengiva (gengivite ou periodontite). Você também deve ensinar seus filhos a escovar e usar o fio dental desde cedo para ajudá-los a proteger os dentes.
Placa e tártaro levam a muitos problemas:
- Cáries são buracos que danificam a estrutura dos dentes
- Gengivite é a inflamação, com inchaço e sangramento das gengivas inchadas
- Periodontite é destruição dos ligamentos e osso que sustentam os dentes, geralmente levando à perda do dente
- Mau hálito (halitose)
- Abscessos, dor, inabilidade de usar os dentes
- Uma variedade de problemas de saúde fora da boca, de parto prematuro a doença cardíaca
Nomes alternativos
Dentes - cuidado; Higiene oral; Higiene dentária
Informação
COMO CUIDAR DOS DENTES
Dentes saudáveis são limpos e não têm cáries. Gengivas saudáveis são rosas e firmes. Para manter dentes e gengivas saudáveis, siga as seguintes recomendações:
- Use fio dental pelo menos uma vez ao dia. É melhor passar fio dental antes de escovar os dentes. O uso do fio dental remove a placa dos dentes e sobre as gengivas.
- Escove seus dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma escoa com cerdas macias, por 2 minutos.
- Use creme dental com flúor. O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, ajudando a prevenir a cárie.
- Substitua sua escova de dentes a cada 3 a 4 meses ou antes disso, se necessário. Uma escova de dentes desgastada não irá limpar bem os dentes.
- Tenha uma dieta saudável. É menos provável que você tenha uma doença na gengiva se comer alimentos saudáveis.
- Evite doces e bebidas açucaradas. Comer e beber doces em excesso aumenta o risco de cáries. Se você comer ou beber doces, escove os dentes logo depois.
- Não fume. Pessoas que fumam têm mais problemas na gengiva e nos dentes que pessoas que não fumam.
- Mantenha dentaduras, aparelhos e outros aparatos limpos. Isso inclui escovação regular. Você também pode mergulhá-los em solução de limpeza.
- Marque uma consulta com seu dentista para exame e limpeza de rotina. Muitos dentistas recomendam uma limpeza profissional a cada 6 meses.
Limpeza regular por um dentista remove a placa que pode se desenvolver mesmo com escovação e fio dental, especialmente em áreas difíceis de alcançar sozinho. Limpeza profissional inclui raspagem e polimento. Isso usa vários instrumentos e dispositivos para soltar e remover depósitos dos seus dentes. Exames de rotina podem incluir raio-X dos dentes. Seu dentista poderá diagnosticar problemas precocemente, antes que eles se tornem sérios e caros.
Pergunte a seu dentista:
- Qual escova de dente deve usar e como escovar os dentes corretamente. Pergunte se uma escova elétrica é recomendada para você. Essas escovas têm mostrado limpar melhor os dentes que as manuais.
- Como passar corretamente o fio dental. O uso muito vigoroso ou incorreto do fio dental pode machucar as gengivas.
- Pode-se usar aparatos ou ferramentas especiais, como irrigação de água. Isso pode, às vezes, suplementar (mas não substituir) a escova e o fio dental.
- Se você pode se beneficiar de pastas de dente ou enxaguantes em particular. Em alguns casos, pastas e enxaguantes podem estar te fazendo mais mal do que bem, dependendo da sua condição.
QUANDO ENTRAR EM CONTATO COM O SEU DENTISTA
Entre em contato com o seu dentista se tiver sintomas de cárie, incluindo:
- Dor no dente que ocorre sem motivo ou é causada por alimentos, bebidas, escovação ou uso do fio dental
- Sensibilidade a alimentos ou bebidas quentes ou frias
Obtenha tratamento precoce para doenças nas gengivas. Ligue para o seu dentista se tiver sintomas de doença gengival que incluam:
- Gengivas vermelhas ou inchadas
- Sangramento nas gengivas ao escovar os dentes
- Mau hálito
- Dentes moles
- Dentes desalinhados
Referências
American Dental Association website. Adults under 40. www.mouthhealthy.org/en/adults-under-40. Accessed April 20, 2016.
Chow AW. Infections of the oral cavity, neck, and head. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 65.
Stefanac SJ. Developing the treatment plan. In: Stefanac SJ, Nesbit SP, eds. Diagnosis and Treatment Planning in Dentistry. 3rd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2017:chap 4.
Data da revisão:
2/5/2018
Revisão feita por: Ilona Fotek, DMD, MS, Dental Healing Arts, Jupiter, FL. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados