O sarampo é uma doença altamente contagiosa (facilmente disseminada) causada por um vírus.
Rubéola
A infecção é disseminada através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta de uma pessoa infectada. Espirros e tosse podem deixar gotículas contaminadas no ar.
Se uma pessoa tem sarampo, 9 em cada 10 pessoas em contato com o doente terão sarampo, a menos que tenham sido vacinadas.
Aqueles que já tiveram sarampo ou foram vacinados têm imunidade contra a doença.
Alguns pais não permitem que seus filhos sejam vacinados devido a medos infundados de que a vacina MMR, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, possa causar autismo. É importante saber que:
Geralmente, os sintomas começam de 8 a 12 dias após a exposição ao vírus. Isso é chamado de período de incubação.
A erupção cutânea (rash) é geralmente o sintoma principal.
Outros sintomas podem incluir:
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os sintomas. O diagnóstico geralmente pode ser feito a partir da erupção cutânea característica e das manchas de Koplik.
Se necessário, exames de sangue poderão ser solicitados.
Não existe um tratamento específico para o sarampo.
As seguintes recomendações podem aliviar os sintomas:
Algumas crianças podem precisar de suplementos de vitamina A. A vitamina A reduz o risco de vida e de complicações em crianças com deficiência de vitamina A. Nunca tome medicamentos ou suplementos sem antes consultar o seu médico.
As pessoas que não apresentam complicações, como pneumonia, se recuperam muito bem.
Entre as complicações decorrentes do sarampo estão:
Procure assistência médica caso você ou seu filho apresentem sintomas de sarampo.
A vacinação de rotina é altamente eficaz na prevenção do sarampo. As pessoas não imunizadas, ou que não receberam a imunização completa, estão mais predispostas a se contaminar com esta infecção.
A administração de imunoglobulina sérica 6 dias após a exposição ao vírus pode reduzir o risco de desenvolvimento do sarampo ou pode amenizar a doença.
Gershon AA. Measles virus (rubeola). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 162.
Mason WH. Measles. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 246.