A psicose ocorre quando a pessoa perde contato com a realidade, podendo incluir:
Problemas médicos que podem causar psicose incluem:
A psicose também pode ocorrer:
Uma pessoa com psicose pode apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:
Avaliação psiquiátrica e exames complementares são utilizados para diagnosticar a causa da psicose.
Testes de laboratório e exames cerebrais podem não ser necessários, mas às vezes podem ajudar a identificar o diagnóstico. Os testes incluem:
O tratamento depende da causa da psicose. A internação no hospital é frequentemente necessária para garantir a segurança do paciente.
Drogas antipsicóticas, que reduzem as alucinações e os delírios e ajudam o pensamento e o comportamento, são úteis.
A recuperação do indivíduo depende da causa da psicose. Se a causa pode ser corrigida, o resultado geralmente é bom e o tratamento com antipsicóticos tende a ser breve.
Algumas doenças crônicas, como esquizofrenia, podem exigir tratamento por toda a vida com medicamentos antipsicóticos para controlar os sintomas.
A psicose pode impedir que as pessoas funcionem normalmente e cuidem de si mesmas. Se não tratada, o paciente poderá às vezes se machucar e machucar outras pessoas.
Entre em contato com o seu médico ou psiquiatra se você ou um membro da sua família perderem contato com a realidade. Se houver alguma preocupação com a segurança, leve a pessoa imediatamente para um pronto-socorro a fim de que seja examinada por um médico.
A prevenção depende da causa. Por exemplo, evitar o abuso de álcool evita a psicose induzida por álcool.
American Psychiatric Association. Schizophrenia spectrum and other psychotic disorders. In: American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013:87-122.
Freudenriech O, Brown HE, Holt DJ. Psychosis and schizophrenia. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 28.