Luto é uma reação a uma grande perda de uma pessoa ou de algo. É mais frequente que se manifeste através de uma emoção dolorosa e infelicidade.
Lamentação; Sofrimento; Pesar
O luto pode ser causado pela morte de uma pessoa querida. Também é possível experimentar luto se um ente querido tem alguma doença incurável ou uma condição crônica que afeta sua qualidade de vida. O término de um relacionamento também pode causar luto.
Todos sofrem da sua própria maneira. No entanto, existem estágios comuns no processo de luto, iniciando com o reconhecimento da perda e continuando até que a pessoa aceite esse fato.
As respostas ao luto serão diferentes, dependendo das circunstâncias da morte. Por exemplo, se a pessoa que morreu tinha uma doença crônica, a morte era esperada e o fim do sofrimento da pessoa pode até mesmo causar alívio. Se a morte foi acidental ou violenta, chegar ao estágio de aceitação pode demorar mais.
Uma maneira de descrever luto pode ser decomposta em cinco estágios. Essas reações podem não ocorrer em uma ordem específica e podem (ocasionalmente) ocorrer juntas. Nem todos experimentam todas essas emoções:
Pessoas que estão de luto podem ter ataques de choro, problemas para dormir e diminuição da produtividade no trabalho.
Seu médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seus sintomas, incluindo sono e apetite. Sintomas que duram por algum tempo podem levar à depressão clínica.
Família e amigos podem oferecer apoio emocional durante o processo de luto. Às vezes, fatores externos podem afetar o processo normal e a pessoa pode precisar da ajuda de:
A fase aguda do luto geralmente dura 2 meses. Alguns sintomas mais brandos podem durar um ano ou mais. Aconselhamento psicológico pode ajudar a pessoa incapacitada de encarar a perda (reação de ausência) ou deprimida com o luto.
Frequentar um grupo de apoio onde os membros compartilham experiências e problemas comuns pode ajuda-lo a aliviar o estresse devido ao luto, especialmente se você perdeu uma criança ou um cônjuge.
Pode levar um ano ou mais para que sejam superados sentimentos fortes de luto e aceitar a perda.
Complicações que podem resultar do luto incluem:
Entre em contato com o seu médico se:
O luto não deve ser prevenido, pois é uma resposta saudável à perda. Em vez disso, deve ser respeitado. Pessoas em luto devem ter apoio para que possam passar pelo processo.
American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. 2013.
Powell AD. Grief, bereavement, and adjustment disorders. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2nd ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 38.