A tinha é uma infecção de pele causada por um fungo. Normalmente, aparecem várias manchas de tinha na pele ao mesmo tempo.
Dermatofitose; Tinea; Infecção fúngica - tinea
A tinha é comum, especialmente entre crianças. Contudo, pode afetar pessoas de todas as idades. Ela é causada por um fungo, não um verme.
Muitas bactérias e fungos habitam o corpo humano. Alguns deles são úteis, enquanto outros podem causar infecções. A tinha ocorre quando um tipo de fungo cresce e se multiplica na pele.
A tinha pode se espalhar de uma pessoa a outra. É possível pegar tinha ao tocar em alguém com a infecção ou em caso de contato com itens contaminados pelo fungo, como pentes, roupas não lavadas e superfícies de chuveiros e piscinas. Também é possível pegar a tinha através de animais de estimação que tenham o fungo. Os gatos são os portadores mais comuns.
O fungo responsável pela tinha se prolifera em regiões quentes e úmidas. A ocorrência de tinha é mais provável quando há umidade frequente (suor, por exemplo) e pequenas lesões na pele, no couro cabeludo ou nas unhas.
A tinha pode afetar a pele em locais como:
Habif TP. Superficial fungal infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 13.
Hay RJ. Dermatophytosis (ringworm) and other superficial mycoses. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 268.