Varíola é uma doença grave e contagiosa causada por um vírus.
Varíola - maior e menor
A varíola é facilmente transmitida de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva. Ela também pode ser transmitida pela roupa de cama e roupas em geral. A doença é mais contagiosa durante a primeira semana de infecção, mas pode continuar a ser contagiosa até que as cascas de ferida caiam. O vírus pode permanecer vivo entre 6 e 24 horas.
A vacinação contra a doença já foi feita no passado. No entanto, a doença foi erradicada em 1979. Em 1980, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que todos os países cessassem a vacinação.
Existem duas formas de varíola:
Um programa massivo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) extinguiu todos os vírus conhecidos da varíola do mundo nos anos 1970, exceto as poucas amostras guardadas para pesquisa. Os pesquisadores continuam a debater se as amostras remanescentes do vírus devem ser destruídas ou não, ou se devem preservá-las para estudos futuros.
Você tem maior probabilidade de desenvolver a varíola se:
Não se sabe por quanto tempo as vacinas permanecem efetivas. Indivíduos que receberam a vacina há muitos anos podem não estar mais protegidos contra o vírus.
O RISCO DE TERRORISMO
Há uma preocupação com a questão de que o vírus da varíola possa ser intencionalmente disseminado por meio de um ataque terrorista. O vírus poderia ser deliberadamente espalhado na forma de spray (aerossol).
Os sintomas geralmente aparecem de 12 a 14 dias após ter sido infectado pelo vírus. Podem incluir:
Os exames incluem:
Exames laboratoriais especiais podem ser usados para identificar o vírus.
A vacina contra a varíola pode prevenir a doença ou diminuir os sintomas se administrada até 1 a 4 dias após a exposição ao vírus. Uma vez iniciados os sintomas, o tratamento é limitado.
Antibióticos poderão administrados para infecções que podem ocorrer em indivíduos com varíola. Tomar anticorpos contra uma doença semelhante à varíola (imunoglobulinas contra a vaccinia) pode ajudar a encurtar a duração da doença.
Indivíduos diagnosticados com varíola e todos que estiverem em contato próximo precisam ser isolados imediatamente. Eles precisam receber a vacina e ser monitorados.
No passado, essa foi uma grande doença com risco de morte de até 30%.
Complicações podem incluir:
Se você acha que pode ter sido exposto à varíola, entre em contato com seu médico imediatamente. Como a varíola foi exterminada, isso seria muito improvável, a menos que você tenha trabalhado com o vírus em um laboratório ou se tiver havido um ato de bioterrorismo.
Muitas pessoas foram vacinadas contra varíola no passado. A vacina não é mais administrada ao público em geral.
Se a vacina tiver de ser administrada para controlar um surto, pode haver um pequeno risco de complicações.
O acesso à vacinação é restrito. Somente alguns militares, funcionários do setor de saúde e atendentes de emergência podem receber a vacina hoje.
Centers for Disease Control website. Smallpox. www.cdc.gov/smallpox/index.html. Updated July 12, 2017. Accessed July 18, 2017.
Petersen BW, Damon IK. Orthopoxviruses: vaccinia (smallpox vaccine), variola (smallpox), monkeypox, and cowpox. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Mandell, Douglas, and Bennett's Principles and Practice of Infectious Diseases, Updated Edition. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2015:chap 135.