Artrite
Definição
Artrite é uma inflamação ou degeneração em uma ou mais articulações. Uma articulação é uma área de encontro entre dois ossos. Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite.
Nomes alternativos
Inflamação nas articulações; Degeneração articular
Causas
A artrite consiste na quebra da cartilagem. A cartilagem normalmente protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente. A cartilagem também absorve choques quando pressão é colocada na articulação, como ao andar. Com a ausência da quantidade normal de cartilagem, os ossos se friccionam, causando inflamação e rigidez.
A inflamação nas articulações pode ser decorrente de:
- Doença autoimune (o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente tecidos saudáveis)
- Osso quebrado
- Desgaste geral das articulações
- Infecção, normalmente por bactéria ou vírus
- Presenças de cristais como cristais de ácido úrico ou pirofosfato
Normalmente, a inflamação na articulação some depois que a causa desaparece ou é tratada. Às vezes, isso não ocorre. Quando isso ocorre, você tem artrite crônica. A artrite pode ocorrer em homens ou mulheres. A osteoartrite é o tipo mais comum.
Outros tipos mais comuns de artrite podem incluir:
Sintomas
A artrite causa dor nas articulações, inchaço, rigidez e movimento limitado. Os sintomas podem incluir:
Sinais e exames
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico.
O exame físico pode mostrar:
- Líquido ao redor de uma articulação
- Articulações quentes, vermelhas e sensíveis
- Dificuldade em mover uma articulação (denominada "amplitude de movimento reduzida")
Alguns tipos de artrite podem causar deformidade nas articulações. Isso pode ser um sinal de artrite reumatoide grave e não tratada.
Exames de sangue e raios-X da articulação são frequentemente realizados para ver se há infecção e outras causas de artrite.
O médico também poderá remover uma amostra de líquido da articulação com uma agulha e enviar ao laboratório para verificar a presença de cristais ou de infecção.
Tratamento
O objetivo do tratamento é reduzir a dor, melhorar a função e evitar danos articulares posteriores. Normalmente, a causa subjacente não pode ser curada.
MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA
Mudanças no estilo de vida é o tratamento de escolha para osteoartrite e outros tipos de inflamação nas articulações. Exercícios podem ajudar a aliviar a rigidez, reduzir a dor e a fadiga e melhorar a força de músculos e ossos. Sua equipe médica pode ajudar a elaborar um programa de exercícios que seja o mais adequado a você.
Os programas de exercícios podem incluir:
- Atividade aeróbica de baixo impacto (também chamada de exercício de resistência), por exemplo, caminhadas
- Exercícios de amplitude de movimento para adquirir flexibilidade
- Treino de resistência para tônus muscular
A fisioterapia pode ser recomendada. Isso pode incluir:
- Calor ou frio
- Talas ou órteses para dar suporte às articulações e ajudar a melhorar suas posições; isso é normalmente necessário em caso de artrite reumatoide
- Hidroterapia
- Massagem
Outras recomendações incluem:
- Dormir o suficiente. Dormir entre 8 e 10 horas por noite e tirar cochilos durante o dia pode ajudar na recuperação de crises agudas mais rapidamente e pode até mesmo ajudar a prevenir crises.
- Evite ficar em uma única posição durante muito tempo.
- Evite posições ou movimentos que exerçam força adicional sobre as articulações inflamadas.
- Modifique sua casa para tornar as atividades mais fáceis. Por exemplo, instale corrimões no chuveiro, na banheira e perto do vaso sanitário.
- Faça atividades que reduzam o estresse, como meditação, ioga ou tai chi.
- Tenha uma dieta saudável repleta de frutas e vegetais, que contenha vitaminas e minerais importantes, especialmente vitamina E.
- Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes de água fria (salmão, cavala e arenque), linhaça, óleo de canola, soja, óleo de soja, sementes de abóbora e nozes.
- Evite fumar e consumir álcool em excesso.
- Aplique creme de capsaicina na pele sobre as articulações doloridas, conforme orientação médica. Você deve sentir uma melhora depois de aplicar o creme entre 3 e 7 dias.
- Se estiver acima do peso, perca peso. A perda de peso pode reduzir muito a dor nas articulações das pernas e dos pés.
- Usar uma bengala pode reduzir a dor de artrite no quadril, tornozelo e pé.
MEDICAMENTOS
Medicamentos podem ser prescritos junto com mudanças no estilo de vida. Todos os medicamentos apresentam riscos. É importante que você seja monitorado constantemente por um médico ao tomar medicamentos para artrite.
Normalmente, medicamentos vendidos sem receita médica são recomendados em um primeiro momento:
- O paracetamol é normalmente a primeira escolha para ajudar a diminuir a dor. Para evitar dano ao fígado, nunca use mais do que a dose recomendada. Como várias formulações vendidas livremente contêm paracetamol, certifique-se de não ultrapassar a dose máxima de 3.000 mg por dia. Além disso, não tome o medicamento com muito álcool.
- Aspirina, ibuprofeno ou naproxeno são medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) que podem aliviar a dor da artrite. Entretanto, elas possuem riscos potenciais, principalmente se usadas por longos períodos. Os efeitos colaterais possíveis incluem ataque cardíaco, derrame, úlceras estomacais, sangramento do trato digestivo e danos aos rins.
Possíveis medicamentos receitados podem incluir:
- Corticoides ("esteroides") ajudam a reduzir a inflamação. Eles podem ser injetados nas articulações doloridas ou administrados via oral.
- Drogas antirreumáticas modificadoras de doença (DARMDs) são usadas para tratar a artrite autoimune. Elas incluem metotrexato, sulfassalazina, hidroxicloroquina e leflunomida.
- Medicamentos biológicos são usados no tratamento da artrite autoimune, especialmente a artrite reumatoide. Os medicamentos incluem etanercepte, infliximabe, adalimumabe, abatacepte, rituximabe, golimumabe, certolizumabe e tocilizumabe. Esses medicamentos podem melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes, mas podem apresentar efeitos colaterais graves.
- Outros medicamentos para artrite reumatoide incluem o tofacitinibe, um medicamento recentemente aprovado, tomado via oral.
- Para gota, alopurinol, febuxostate e probenecida podem ser usados para diminuir o ácido úrico.
- Para artrite do joelho, injeções de esteroides e ácido hialurônico podem causar alívio no curto prazo. Uma órtese também pode ser útil.
É muito importante tomar as medicações exatamente conforme prescritas por seu médico. Se você tem dificuldades (por causa dos efeitos colaterais, por exemplo), entre em contato com o seu médico. Certifique-se também de que o médico saiba sobre todos os medicamentos que você usa, inclusive vitaminas e suplementos comprados sem prescrição.
CIRURGIA E OUTROS TRATAMENTOS
Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada se outros tratamentos não funcionarem, incluindo:
- Substituição da articulação, como a substituição total da articulação do joelho
Expectativas (prognóstico)
Alguns distúrbios associados à artrite podem ser totalmente curados com o tratamento adequado.
A maioria das formas de artrite, contudo, representa um problema crônico (de longo prazo).
Complicações
Entre as complicações da artrite estão:
- Dor crônica (longo prazo)
- Deficiência
- Dificuldade de executar atividades diárias
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para o médico se:
- Tiver dor persistente na articulação por mais de 3 dias.
- Tiver dor aguda e inexplicável na articulação.
- Sua articulação afetada estiver significantemente inchada.
- Você tiver dificuldades para movimentar a articulação.
- Sua pele ao redor da articulação estiver avermelhada ou quente.
- Você tiver febre ou tiver perdido peso involuntariamente.
Prevenção
O diagnóstico precoce e o tratamento podem ajudar a evitar danos às articulações. Se você tem histórico de artrite na família, informe o médico, mesmo que não sinta dor nas articulações.
Evitar movimentos excessivos e repetitivos pode ajudar a proteger contra a osteoartrite.
Referências
Kavanaugh A, Grevich SC. Rheumatoid arthritis. In: Kellerman RD, Bope ET, eds. Conn's Current Therapy 2018. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:899-903.
Khanna D, Khanna PP, Fitzgerald JD, et al. 2012 American College of Rheumatology guidelines for management of gout. Part 2: therapy and anti-inflammatory prophylaxis of acute gouty arthritis. Arthritis Care Res (Hoboken). 2012;64(10):1447-1461. PMID: 23024029 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23024029.
Neogi T, Felson D. Osteoarthritis and rheumatoid arthritis. In: McMahon SB, Koltzenburg M, Tracey I, Turk DC, eds. Wall and Melzack's Textbook of Pain. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 47.
Neustadt DH. Osteoarthritis. In: Kellerman RD, Bope ET, eds. Conn's Current Therapy 2018. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:886-890.
Singh JA, Furst DE, Bharat A, et al. 2012 update of the 2008 American College of Rheumatology recommendations for the use of disease-modifying antirheumatic drugs and biologic agents in the treatment of rheumatoid arthritis. Arthritis Care Res (Hoboken). 2012;64(5):625-639. PMID: 22473917 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22473917.
Data da revisão:
10/1/2017
Revisão feita por: Gordon A. Starkebaum, MD, Professor of Medicine, Division of Rheumatology, University of Washington School of Medicine, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados