O transtorno de ansiedade de doença (TAD) é a preocupação de que sintomas físicos são sinais de uma doença grave, mesmo quando não há evidência médica para apoiar a presença de uma enfermidade.
Transtorno de sintomas somáticos; Transtorno de sintomas somáticos e transtornos relacionados; Hipocondria
Pessoas com TAD enfocam excessivamente sua saúde física. Elas têm um medo irreal de serem portadoras de uma doença grave. Esse transtorno ocorre na mesma proporção em homens e mulheres.
O modo como as pessoas com TAD pensam sobre seus sintomas físicos pode torná-las mais propensas a essa condição. À medida em que enfocam e se preocupam com as sensações físicas, um ciclo de sintomas e preocupação começa, que pode ser difícil de parar.
É importante perceber que pessoas com TAD não criam esses sintomas propositalmente. Elas não conseguem controlá-los.
Pessoas com histórico de abuso físico ou sexual têm maior probabilidade de apresentarem esse transtorno. No entanto, isso não significa que todas as pessoas com o transtorno têm um histórico de abuso.
As pessoas afetadas são incapazes de controlar seus medos e preocupações. Elas, muitas vezes, acreditam que qualquer sintoma ou sensação é um sinal de uma doença grave.
Elas procuram reconforto na família, amigos ou médicos regularmente. Na maioria das vezes, sentem-se melhor por um período curto de tempo e começam a se preocupar com os mesmos sintomas ou com novos sintomas.
Os sintomas podem mudar e, muitas vezes, são vagos. Indivíduos com TAD frequentemente examinam seu próprio corpo.
As pessoas afetadas podem reconhecer que seu medo de doenças graves é irracional ou infundado.
O TAD é diferente do transtorno de sintomas somáticos. No transtorno de sintomas somáticos, a pessoa tem dor física ou outros sintomas, mas uma causa médica não é encontrada.
O médico irá examiná-lo e poderá pedir exames em busca da doença. Uma avaliação psiquiátrica pode ser feita em busca de outros transtornos relacionados.
É importante ter um relacionamento de apoio com um médico. Você deve consultar apenas um médico para evitar muitos exames e procedimentos.
Antidepressivos podem ajudar a reduzir a preocupação e os sintomas físicos causados por esse transtorno.
Encontrar um médico especializado que tenha experiência no tratamento desse transtorno com psicoterapia pode ser útil. A terapia cognitivo-comportamental, um tipo de psicoterapia, poderá ajudar no controle dos sintomas. Durante a terapia, você vai aprender a:
O transtorno é geralmente crônico, a menos que os fatores psicológicos ou transtornos de ansiedade e humor sejam tratados.
Complicações podem incluir:
Procure seu médico se você ou seu filho apresentar sintomas de transtorno de ansiedade de doença.
American Psychiatric Association. Illness anxiety disorder. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013:315-318.