O cisto de Baker é um acúmulo de líquido articular (líquido sinovial) que forma um cisto atrás do joelho.
Cisto poplíteo; Joelho saliente
O cisto de Baker é causado por um inchaço no joelho. O inchaço ocorre devido ao aumento de líquido sinovial, o fluido que lubrifica a articulação do joelho. Quando há aumento da pressão, o líquido sinovial se acumula na parte de trás do joelho.
O cisto de Baker ocorre normalmente com:
Um cisto grande pode ocasionar desconforto ou rigidez, mas geralmente não há sintomas. Pode haver um inchaço indolor ou doloroso atrás do joelho.
O cisto pode ser semelhante a um balão cheio de água. Às vezes, o cisto pode romper, causando dor, inchaço e hematoma na parte de trás do joelho e panturrilha.
É importante saber se a dor ou o inchaço são causados por um cisto de Baker ou por um coágulo sanguíneo. Um coágulo sanguíneo (trombose venosa profunda) também pode provocar dor, inchaço e hematoma na parte de trás do joelho e panturrilha. Um coágulo sanguíneo pode ser perigoso e exige cuidados médicos imediatos.
Durante o exame físico, o médico irá procurar por um caroço mole na parte de trás do joelho. Se o cisto for pequeno, pode ser útil comparar o joelho afetado ao joelho normal. Pode haver uma redução dos limites de movimentos ocasionada pela dor ou pelo tamanho do cisto. Em alguns casos, pode haver travamento, bloqueio, dor ou outros sinais e sintomas de desgaste do menisco.
A aplicação de luz no cisto (transiluminação) pode mostrar que o crescimento está cheio de líquido.
Raios-X não vão mostrar o cisto ou lesão do menisco, mas vão mostrar outros problemas que podem estar presentes, incluindo artrite.
Ressonância magnética poderá ajudar o médico a visualizar o cisto e investigar uma lesão no menisco.
Frequentemente não é necessário tratamento. O médico pode observar o cisto com o decorrer do tempo.
Se o cisto for doloroso, a meta de tratamento será corrigir o problema que está provocando o cisto.
Às vezes, o cisto pode ser drenado (aspirado) ou, em casos raros, removido com cirurgia se ficar muito grande ou provocar sintomas. O cisto tem grandes chances de reaparecer, se a causa não for sanada. A cirurgia também pode danificar vasos sanguíneos e nervos circundantes.
O cisto de Baker não irá causar prejuízo em longo prazo, mas pode ser irritante e doloroso. Os sintomas do cisto de Baker geralmente aparecem e desaparecem.
Invalidez em longo prazo é rara. A maioria dos pacientes melhora com o passar do tempo ou com a cirurgia artroscópica.
Marque uma consulta com seu médico se apresentar inchaço atrás do joelho que aumenta ou fica dolorido. A dor pode ser um sinal de infecção. Também ligue para o seu médico se houver falta de ar e piora do inchaço na panturrilha e na perna. Isso pode ser um sinal de coágulos sanguíneos.
Se o cisto crescer rapidamente ou se você tiver dor durante a noite, dor intensa ou febre, seu médico provavelmente solicitará novos exames para descartar outros tipos de tumores.
Baker cyst. First Consult. Updated June 21, 2012. www.clinicalkey.com/#!/content/medical_topic/21-s2.0-6020123?scrollTo=%23heading9. Accessed April 26, 2016.
Biundo JJ. Bursitis, tendinitis, and other periarticular disorders and sports medicine. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 263.
Huddleston JI, Goodman S. Hip and knee pain. In: Firestein GS, Budd RC, Gabriel SE, McInnes IB, O'Dell JR, eds. Kelley's Textbook of Rheumatology. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2013:chap 48.