O hiperparatireoidismo é um distúrbio em que as glândulas paratireoides no pescoço produzem muito paratormônio (PTH).
Hipercalcemia relacionada à paratireoide; Osteoporose - hiperparatireoidismo; Perda de massa óssea - hiperparatireoidismo; Osteopenia - hiperparatireoidismo; Hipercalcemia - hiperparatireoidismo; Doença renal crônica - hiperparatireoidismo; Insuficiência renal - hiperparatireoidismo
Há 4 glândulas paratireoides no pescoço, próximas ou ligadas à parte posterior da tireoide.
As glândulas paratireoides ajudam a controlar o uso e a eliminação do cálcio através da produção do paratormônio (PTH). Esse hormônio controla os níveis de cálcio, fósforo e vitamina D no sangue e nos ossos.
Quando os níveis de cálcio estão muito baixos, o corpo responde produzindo mais paratormônio, com consequente aumento dos níveis de cálcio no sangue.
Quando há aumento de uma ou mais glândulas paratireoides, há maior produção de paratormônio. Muitas vezes, a causa não é conhecida.
Condições médicas que fazem com que os níveis de cálcio no sangue fiquem baixos ou que os níveis de fosfato aumentem podem levar ao hiperparatireoidismo. Causas comuns incluem:
O hiperparatireoidismo é muitas vezes diagnosticado antes do aparecimento dos sintomas.
Os sintomas são causados principalmente pelo dano que os altos níveis de cálcio provocam aos órgãos ou pela perda de cálcio dos ossos. Os sintomas podem incluir:
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre os seus sintomas.
Exames complementares incluem:
Raios-X e testes de densidade mineral dos ossos podem ajudar a detectar perda óssea, fraturas ou desmineralização dos ossos.
Raios-X, ultrassonografia ou tomografia computadorizada dos rins e do trato urinário podem mostrar depósitos de cálcio ou um bloqueio.
Se você apresentar níveis de cálcio levemente aumentados e não tiver sintomas, você pode fazer checkups regulares ou submeter-se a tratamento.
Se decidir pelo tratamento, este pode incluir:
Se apresentar sintomas ou se o nível de cálcio estiver muito alto, pode ser necessário passar por cirurgia para retirada da glândula paratireoide que está produzindo hormônio em excesso.
Para hiperparatireoidismo causado por outra condição médica, seu médico poderá prescrever vitamina D, se os níveis de vitamina D estiverem baixos.
Pacientes cujo hiperparatireoidismo é causado por insuficiência renal podem ser tratados com:
O prognóstico depende da causa do hiperparatireoidismo.
Problemas de longo prazo que podem ocorrer quando o hiperparatireoidismo não é bem controlado incluem:
A cirurgia da glândula paratireoide pode resultar em hipoparatireoidismo e danos aos nervos que controlam as cordas vocais.
Silverberg SJ, Bilezikian JP. Primary hyperparathyroidism. In: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinology: Adult and Pediatric. 7th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 63.
Thakker RV. The parathyroid glands, hypercalcemia and hypocalcemia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman's Cecil Medicine. 25th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2016:chap 245.