Oxiúros são pequenos vermes que infectam o intestino.
Enterobíase; Oxiuríase; Enterobius vermicularis, E vermicularis; Oxiúrus
Oxiúros são parasitas comuns, sobretudo em crianças em idade escolar.
Ovos de oxiúros são transmitidos diretamente de pessoa para pessoa. Eles também podem ser espalhados por contato com roupas de cama, alimentos ou outros itens contaminados com os ovos.
Normalmente, as crianças são infectadas por tocar ovos sem saber e colocar seus dedos em suas bocas. Os ovos são engolidos e posteriormente eclodem no intestino delgado. Os vermes amadurecem no cólon.
Vermes fêmeas em seguida passam para a área anal da criança, especialmente à noite, onde depositam mais ovos. Isto pode causar coceira intensa. A área até mesmo pode se tornar infectada. Quando a criança coçar a região anal, os ovos podem ficar sob as unhas da criança. Estes ovos podem ser transferidos para outras crianças, familiares e itens da casa.
Sintomas incluem:
Oxiúros podem ser vistos na região anal, principalmente à noite, quando os vermes colocam seus ovos.
O seu médico ou enfermeira podem pedir para você fazer um teste de fita. Um pedaço de fita adesiva é pressionado contra a pele em volta do ânus e removido. Isto deve ser feito na parte da manhã antes de tomar banho ou usar o banheiro, pois tomar banho e limpar pode remover os ovos. O médico examinará a fita à procura de ovos, usando um microscópio.
Vermífugos são utilizados para matar os vermes (não os seus ovos). O seu médico provavelmente irá recomendar um medicamento em dose única.
Mais de um membro da família é suscetível a ser infectado, de modo que a casa inteira geralmente é tratada. Outra dose geralmente é repetida após 2 semanas, tratando vermes que eclodiram desde o primeiro tratamento.
Para controlar os ovos:
Evite coçar a área infectada ao redor do ânus. Isso pode contaminar os dedos e tudo mais que você toque.
Mantenha as mãos e os dedos longe do seu nariz e boca, a menos que eles estejam limpos. Tenha cuidado dobrado enquanto membros da família estiverem em tratamento.
A infecção é totalmente tratável com o uso de medicamentos adequados.
Marque uma consulta com o seu médico se:
Lave as mãos após usar o banheiro e antes de preparar os alimentos. Lave roupa de cama e roupas íntimas com frequência, especialmente dos membros afetados da família.
Bogitsh BJ, Carter CE. Intestinal nematodes. In: Bogitsh BJ, Carter CE, Oeltmann T, eds. Human Parasitology. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Academic Press; 2013:chap 16.
Dent AE, Kazura JW. Enterobiasis (Enterobius vermicularis). In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 294.