Manchas hepáticas são manchas planas, marrons ou pretas, que podem aparecer em áreas da pele expostas ao sol. Elas não têm relação com o fígado ou com a função hepática.
Alterações na pele induzidas pelo sol - manchas hepáticas; Lentigo senil ou solar; Manchas na pele - envelhecimento; Manchas de idade
As manchas hepáticas são mudanças na cor da pele que ocorrem na pele mais velha. O aumento da pigmentação pode ser devido ao envelhecimento, exposição ao sol ou a outras fontes de luz ultravioleta, ou a causas que não são conhecidas.
Manchas hepáticas são muito comuns após os 40 anos. Elas ocorrem com mais frequência em áreas que tiveram a maior exposição solar, tais como:
Manchas hepáticas aparecem como uma placa ou área com alteração de cor na pele que é:
O seu médico irá diagnosticar a condição pela aparência da pele, especialmente se você tiver mais de 40 anos e tiver tido muita exposição ao sol. Você pode precisar de uma biópsia da pele para confirmar o diagnóstico se uma mancha hepática tiver aparência irregular.
Não há necessidade de tratamento na maioria dos casos. Você pode melhorar a aparência de sua pele usando cremes clareadores. A maioria dos cremes clareadores usam hidroquinona. Acredita-se que este medicamento seja seguro na forma utilizada para clarear áreas escuras da pele. No entanto, a hidroquinona pode causar bolhas ou reações de pele em algumas pessoas. Discuta com o seu médico e nunca use medicações sem consultá-lo antes.
Outras opções de tratamento que o seu médico ou dermatologista poderão recomendar incluem:
Manchas hepáticas não são perigosas para a sua saúde. No entanto, elas são alterações cutâneas permanentes que podem afetar a aparência cosmética da pele.
Consulte seu médico se:
Proteja a sua pele do sol, tomando os seguintes cuidados:
Habif TP. Light-related diseases and disorders of pigmentation. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 19.
James WD, Berger TG, Elston DM. Melanocytic nevi and neoplasms. In: James WD, Berger TG, Elston DM, eds. Andrews' Diseases of the Skin. 12th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 30.