Um aneurisma é um alargamento anormal em forma de balão de uma porção de uma artéria, devido à fraqueza na parede do vaso sanguíneo.
Aneurisma - artéria esplênica; Aneurisma - artéria poplítea; Aneurisma - artéria mesentérica
Não está claro exatamente o que causa um aneurisma. Alguns aneurismas estão presentes ao nascimento (congênitos). Defeitos em algumas das partes da parede arterial podem ser responsáveis.
Os locais mais comuns para aneurismas incluem:
Pressão arterial alta, colesterol elevado e tabagismo podem aumentar o risco de certos tipos de aneurismas. Acredita-se que a pressão alta desempenha um papel no aparecimento de aneurismas da aorta abdominal. A doença aterosclerótica (acúmulo de colesterol nas artérias) pode também levar à formação de alguns aneurismas.
A gravidez frequentemente é associada à formação e ruptura de aneurismas da artéria esplênica.
Os sintomas dependem do local do aneurisma. Se o aneurisma ocorrer perto da superfície do corpo, dor e inchaço com uma massa latejante estão frequentemente presentes.
Aneurismas dentro do corpo ou do cérebro muitas vezes não causam sintomas. Aneurismas no cérebro podem aumentar de tamanho sem apresentar ruptura. O aneurisma expandido pode pressionar os nervos e causar visão dupla, tontura ou dores de cabeça. Alguns aneurismas podem causar zumbido nos ouvidos.
Se um aneurisma romper, dor, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca e vertigem podem ocorrer. Quando há ruptura de um aneurisma cerebral, a dor é grave e pode ser descrita como "a pior dor de cabeça da minha vida". O risco de morte após a ruptura é alto.
O médico irá realizar um exame físico.
Os exames utilizados para diagnosticar um aneurisma incluem:
O tratamento depende do tamanho e localização do aneurisma. O seu médico apenas pode recomendar check-ups regulares para ver se o aneurisma está crescendo.
A cirurgia pode ser feita. O tipo de cirurgia e quando você precisará dela depende de seus sintomas, do tamanho e do tipo de aneurisma.
A cirurgia pode envolver um corte cirúrgico grande (aberto). No entanto, alguns pacientes podem realizar embolização endovascular. Bobinas de metal podem ser inseridas em um aneurisma cerebral para coagular o aneurisma e reduzir o risco de ruptura. Outros aneurismas cerebrais podem precisar da colocação de um clipe para fechá-los, evitando a ruptura.
Aneurismas da aorta podem ser reforçados com cirurgia para fortalecer a parede do vaso sanguíneo.
Consulte o seu médico se você desenvolver um caroço em seu corpo, sendo ou não doloroso e latejante.
Em caso de aneurisma aórtico, vá para o pronto-socorro ou ligue para um número de emergência local como o 192 se tiver dor na barriga ou nas costas que seja muito intensa ou que não desapareça.
Em caso de aneurisma cerebral, vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local como o 192 se tiver uma dor de cabeça súbita ou grave, especialmente se você também tiver náusea, vômitos, convulsão ou qualquer outro sintoma do sistema nervoso.
Controle da pressão arterial alta pode ajudar a prevenir alguns aneurismas. Seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e manter o colesterol em níveis saudáveis também podem ajudar a prevenir aneurismas ou suas complicações.
Não fume. Se você fumar, parar de fumar vai diminuir o seu risco de um aneurisma.
Airhart N, Curci JA. Arterial aneurysms. In: Cronenwett JL, Johnston KW, eds. Rutherford's Vascular Surgery. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 9.
Deaton DH. Arterial aneurysms: general considerations. In: Cronenwett JL, Johnston KW, eds. Rutherford's Vascular Surgery. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 129.