Um abscesso no dente é um acúmulo de material infectado (pus), devido a uma infecção bacteriana no centro de um dente.
Abscesso periapical, Abscesso dentário, Infecção dentária; Abscesso - dente
O abscesso no dente é uma complicação da cárie dentária. Ele também pode resultar de trauma, por exemplo, quando um dente é quebrado ou lascado. Aberturas no esmalte dos dentes permitem que as bactérias infectem o centro do dente (polpa). A infecção pode disseminar-se para fora a partir da raiz do dente e para os ossos de sustentação do dente.
A infecção resulta em um acúmulo de pus e inchaço dos tecidos dentro do dente, causando uma grave dor de dente. Se a polpa do dente morrer, a dor de dente pode parar. No entanto, a infecção pode permanecer ativa e continuar a se espalhar, com destruição dos tecidos e piora da dor.
O principal sintoma é uma dor de dente grave. A dor é contínua e pode ser descrita como torturante, aguda, forte ou latejante.
Outros sintomas podem incluir:
O dentista vai olhar atentamente seus dentes, boca e gengivas. Você pode sentir dor quando o dentista tocar no dente. Morder ou fechar a boca firmemente também aumenta a dor. As gengivas podem estar inchadas e vermelhas e podem drenar material espesso.
Raios-X dos dentes e outros testes podem ajudar o seu dentista a determinar qual dente ou dentes estão causando o problema.
Os objetivos do tratamento são curar a infecção, salvar o dente e evitar complicações.
Antibióticos podem ser administrados para combater a infecção. Bochecho com água morna e salgada pode gerar alívio. Analgésicos podem aliviar a dor de dente e a febre. Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico ou dentista.
Nunca coloque aspirina diretamente sobre o dente ou gengivas, porque isto aumenta a irritação dos tecidos e pode resultar em úlceras orais.
Um canal pode ser recomendado em uma tentativa de salvar o dente.
Se houver uma infecção grave, o dente pode ser removido ou uma cirurgia pode ser necessária para drenar o abscesso. Algumas pessoas podem precisar de internação hospitalar.
Abscessos não tratados podem piorar e podem levar a complicações potencialmente fatais.
O tratamento imediato geralmente cura a infecção. O dente geralmente pode ser salvo em muitos casos.
Complicações incluem:
Consulte o seu dentista se você tiver uma dor de dente latejante e persistente, ou se você notar um nódulo (espinha) na gengiva.
O tratamento imediato de cárie dentária reduz o risco de abscesso no dente. Dentes traumatizados devem ser examinados imediatamente pelo dentista.
Amsterdam JT. Oral medicine. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 70.
Mehta NR, Scrivani SJ, Spierings ELH. Dental and facial pain. In: Benzon HT, Rathmell JP, Wu CL, Turk DC, Argoff CE, Hurley RW, eds. Practical Management of Pain. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Mosby; 2014:chap 31.