Periodontite é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.
Piorreia - doença da gengiva; Inflamação das gengivas - envolvendo o osso
A periodontite ocorre quando a inflamação ou infecção das gengivas (gengivite) não é tratada ou quando o tratamento é adiado. A infecção e a inflamação passam das gengivas para os ligamentos e o osso que dão suporte aos dentes. A perda de suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo. A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.
A placa e o tártaro se acumulam na base dos dentes. A inflamação causa o desenvolvimento de um bolso entre as gengivas e os dentes, que é preenchido por placa e tártaro. O inchaço do tecido mole retém a placa no bolso. A inflamação contínua termina causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção, também podendo se desenvolver um abscesso dentário, o que aumenta a taxa de destruição óssea.
Observação: Os primeiros sintomas lembram os da gengivite.
O exame da boca e dos dentes pelo dentista mostra gengivas moles, inchadas e com aparência vermelha a arroxeada. Depósitos de placa e cálculos podem estar visíveis na base dos dentes, com bolsos aumentados nas gengivas. As gengivas normalmente são indolores ou levemente sensíveis, a não ser que também haja abscesso dentário. Os dentes podem estar soltos e as gengivas retraídas.
Raios-X dos dentes revelam a perda do osso de suporte e também podem mostrar a presença de depósitos de placa sob as gengivas.
O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação, eliminar os bolsos (se houver) e tratar as causas subjacentes. Superfícies ásperas dos dentes ou aparelhos odontológicos devem ser reparados. Doenças gerais ou outros distúrbios devem ser tratados.
É importante fazer a limpeza dos dentes cuidadosamente. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para soltar e remover o acúmulo dos dentes (raspagem). A higiene oral meticulosa e caseira é necessária após a limpeza dentária profissional para impedir mais destruição. O dentista demonstrará técnicas de escovação e do uso do fio dental. Recomenda-se que os pacientes com periodontite façam limpeza dentária profissional mais de duas vezes por ano.
Pode ser necessária cirurgia. Bolsos profundos nas gengivas podem precisar ser abertos e limpos. Dentes soltos podem precisar de suporte. Talvez seu dentista precise remover um ou vários dentes para que o problema não piore e se espalhe para os dentes vizinhos.
Algumas pessoas acham desconfortável a remoção de placa dentária das gengivas inflamadas. Os sangramentos e o inchaço das gengivas devem desaparecer dentro de 1 ou 2 semanas após o tratamento. (Gengivas saudáveis são rosadas e com aparência firme.)
Você deve manter uma higiene oral cuidadosa por toda a sua vida; caso contrário, a doença pode reaparecer.
Consulte seu dentista se houver sinais de doença na gengiva.
A boa higiene oral é a melhor forma de prevenção. Ela inclui a escovação e o uso do fio dental cuidadosamente, além de limpezas profissionais regulares nos dentes. A prevenção e o tratamento da gengivite reduzem o risco de desenvolvimento da periodontite.
Amsterdam JT. Oral medicine. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 8th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2013:chap 70.
Kawar N, Gajendrareddy PK, Hart T. Periodontal disease for the primary care physician. Dis Mon. 2011;57(4):174-183.
Chow AW. Infections of the oral cavity, neck, and head. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 60.