Deslocamento da retina
Definição
O descolamento de retina é a separação da membrana fotossensível na parte de trás do olho (a retina) das suas camadas de suporte.
Causas
A retina é um tecido transparente na parte de trás do olho. Os raios de luz que entram pelo olho são focados pela córnea e pelo cristalino em imagens formadas na retina.
- Os descolamentos de retina são frequentemente associados a uma ruptura ou um buraco na retina, através do qual fluidos do olho podem vazar, levando à separação da retina de outras camadas, como uma bolha em um papel de parede. Isso geralmente é causado por uma condição chamada descolamento posterior do vítreo. Ela também pode ser causada por trauma e visão muito ruim. Uma história familiar de descolamento de retina também aumenta o risco.
- Outro tipo de descolamento de retina é chamado de descolamento de retina por tração. Este tipo ocorre em pessoas que têm diabetes descontrolado, tiveram cirurgia de retina anteriormente ou que têm inflamação crônica.
Durante o descolamento de retina, o sangramento dos pequenos vasos sanguíneos da retina podem obstruir o interior do olho, prejudicando a visão. A visão central ficará gravemente afetada se houver descolamento da mácula, a parte da retina responsável pela visão precisa e detalhada.
Sintomas
Os sintomas de descolamento de retina podem incluir:
- Flashes brilhantes de luz, principalmente na visão periférica
- Visão borrada
- Manchas flutuantes no olho que parecem de repente ou aumento da quantidade
- Sombra ou cegueira em uma parte do campo visual de um olho, com diminuição da visão das áreas externas do campo visual, como uma cortina fechando sobre a sua área de visão
Geralmente não há dor no olho ou na região próxima ao olho.
Sinais e testes
O oftalmologista irá examinar os seus olhos. Serão realizados testes para verificar a retina e a pupila:
- Angiografia de fluoresceína, com uso de corante especial e câmera para visualizar o fluxo sanguíneo na retina
- Determinação da pressão intraocular (tonometria)
- Exame da parte posterior do olho (oftalmoscopia)
- Teste de refração
- Teste para determinar a capacidade de ver cores apropriadamente (detecção de cor)
- Acuidade visual
- Exame com lâmpada de fenda para verificar estruturas da parte anterior do olho
- Ultrassom do olho
Tratamento
A maioria dos pacientes com descolamento de retina necessitará da cirurgia, seja ela imediata ou após um certo período. Alguns tipos de cirurgia podem ser realizados no consultório.
- Cirurgia a laser para selar as ruturas ou os buracos na retina antes do descolamento da retina.
- Se houver um descolamento pequeno, o médico poderá usar bolhas de gás no olho. Este procedimento é chamado retinopexia pneumática e ajuda a retina a voltar ao seu lugar. O buraco é selado com laser.
Descolamentos mais extensivos podem exigir cirurgias em um hospital, incluindo:
- Introflexão escleral para alinhar a parede do olho contra a retina
- Vitrectomia para remover gel ou tecido de cicatriz puxando da retina, usada em casos de lacerações ou descolamentos extensos
O descolamento de retina por tração geralmente poderá ser monitorado antes da realização da cirurgia. Se ela for necessária, normalmente é realizada a vitrectomia.
Expectativas (prognóstico)
A recuperação depende da localização e da extensão do descolamento e do tratamento precoce. Se a mácula não foi descolada, os resultados do tratamento podem ser excelentes.
O tratamento poderá não restaurar a visão completamente.
Alguns tipos de descolamento não podem ser tratados.
Complicações
O descolamento da retina pode causar perda da visão. A cirurgia poderá restaurar a visão parcial ou completamente.
Quando contatar um profissional de saúde
Um descolamento de retina é um problema urgente que exige atenção médica dentro de 24 horas a partir dos primeiros sintomas de flashes e manchas flutuantes.
Prevenção
Use proteção para os olhos para prevenir um trauma ocular. Controle sua glicose cuidadosamente se você tem diabetes. Visite o especialista pelo menos uma vez ao ano, principalmente se você tem fatores de risco para o descolamento da retina. Preste atenção ao surgimento de novas manchas flutuantes e flashes.
Referências
American Academy of Ophthalmology Preferred Practice Pattern Guidelines. Posterior vitreous detachment, retinal breaks, and lattice fegeneration PPP -- 2014. www.aao.org/preferred-practice-pattern/posterior-vitreous-detachment-retinal-breaks-latti-6. Updated October 2014. Accessed October 9, 2017.
Bowling B. Retinal detachment. In: Bowling B, ed. Kanski's Clinical Ophthalmology. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 16.
Wickham L, Aylward GW. Optimal procedures for retinal detachment repair. In: Schachat AP, Wilkinson CP, Hinton DR, Sadda SVR, Wiedemann P, eds. Ryan's Retina. 6th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2018:chap109.
Data da revisão:
8/8/2019
Revisão feita por: Franklin W. Lusby, MD, ophthalmologist, Lusby Vision Institute, La Jolla, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team. Editorial update on 01-13-2020.
As informações aqui fornecidas não deverão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas as doenças. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. Nenhuma garantia de qualquer natureza, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, conveniência ou correção de quaisquer traduções das informações fornecidas aqui para quaisquer outros idiomas, feitas por um serviço de terceiros. © 1997-
A.D.A.M., unidade de negócios da Ebix, Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é terminantemente proibida.
© 1997-
Todos os direitos reservados