A miopia acontece quando a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que os objetos distantes pareçam turvos. A miopia é um tipo de erro de refração do olho.
Se você tiver miopia, terá problemas para enxergar objetos que estão longe.
Vista curta; Erro de refração - miopia
As pessoas conseguem enxergar porque a parte frontal do olho encurva (refrate) a luz e a aponta para a superfície posterior do olho, chamada retina.
A miopia ocorre quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico. Os raios de luz são focados na frente da retina, e não diretamente sobre ela. Como resultado, a visão fica embaçada. A maior parte da capacidade de foco do olho vem da córnea.
Uma pessoa míope vê claramente os objetos próximos, mas os objetos distantes ficam borrados. Apertar os olhos pode fazer com que os objetos distantes pareçam mais claros.
Com frequência, a miopia é notada pela primeira vez em crianças em idade escolar ou adolescentes. As crianças, muitas vezes, não conseguem ler o quadro-negro, mas podem ler um livro facilmente.
A miopia piora durante os anos de crescimento. As pessoas com miopia precisam trocar de óculos ou lentes de contato frequentemente. Normalmente, o problema para de avançar quando a pessoa para de crescer ou quando chega na faixa dos 20 anos.
Outros sintomas podem incluir:
Uma pessoa míope pode ler com facilidade a tabela de Jaeger (para leitura de perto), mas tem problemas para ler a tabela de Snellen (para leitura distante).
Um exame geral do olho, ou exame oftalmológico padrão, pode incluir:
Usar óculos ou lentes de contato pode ajudar a alterar o foco da imagem da luz diretamente para a retina, produzindo uma imagem mais clara.
A cirurgia mais comum para corrigir a miopia é o LASIK. Laser é usado para remodelar (achatar) a córnea, alterando o foco.
O diagnóstico precoce da miopia é importante, pois uma criança poderá sofrer no meio social e educacional se não puder enxergar bem à distância.
Complicações incluem:
Marque uma consulta com o oftalmologista se seu filho apresentar estes sinais, que podem indicar um problema de visão:
Marque uma consulta com o oftalmologista se você ou seu filho tiverem miopia e apresentarem sinais de uma possível laceração ou descolamento da retina, incluindo:
Não existe nenhuma maneira de prevenir a miopia. Ler e assistir televisão não causam miopia. No passado, colírios dilatadores eram usados como tratamento para diminuir a velocidade do desenvolvimento da miopia em crianças, mas os estudos era inconclusivos. No entanto, há evidência recente de que certos colírios, usados no momento adequado em algumas crianças, podem diminuir a quantidade total de miopia que elas desenvolverão. Discuta com o oftalmologista.
A utilização de óculos ou lentes de contato não afeta o desenvolvimento normal da miopia, eles simplesmente focam a luz para que o míope possa ver objetos distantes com clareza. As lentes de contato rígidas às vezes mascaram o desenvolvimento da miopia, mas a visão continua piorando.
Chia A, Chua WH, Wen L Fong A, et al. Atropine for the treatment of childhood myopia: changes after stopping atropine 0.01%, 0.1% and 0.5%. Am J Ophthalmol. 2014;157(2):451-457. PMID: 24315293 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24315293.
Garg S, McColgin AZ, Steinert RF. LASIK. In: Tasman W, Jaeger EA, eds. Duane's Ophthalmology 2013 ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins; 2013:vol 6, chap 49.
Olitsky SE, Hug D, Plummer L,Stahl ED, et al. Abnormalities of refraction and accommodation. In: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2016:chap 620.
White PF, Scott CA. Contact lenses. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Ophthalmology. 4th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2014:chap 2.7.
Whitmore WG. The Optics of Myopia. In: Tasman W, Jaeger EA, eds. Duane's Ophthalmology. 2013 ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins; 2013:vol 1, chap 42.
Zadnik K, Mutti DO. Biology of the eye as an optical system. In: Tasman W, Jaeger EA, eds. Duane's Ophthalmology. 2013 ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins; 2013:vol 1, chap 34.